O Governo anunciou o arranque do programa de testes de diagnóstico da Covid-19 para todos os trabalhadores das creches, uma medida inserida nos planos de reabertura destes estabelecimentos de ensino, que está prevista para 18 de maio.
Ao todo o Governo espera que sejam testados cerca de 29 mil trabalhadores de mais de duas mil creches existentes no país.
O Algarve Biomedical Center (ABC) informou que vai começar a testar os funcionários das creches do Algarve, do Baixo Alentejo e do Alentejo Litoral, a partir desta segunda-feira, dia 4 de maio.
No total, serão testados 1450 funcionários de 96 creches algarvias e cerca de 670 funcionários de 48 creches do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.
Na segunda-feira, os testes começam a ser feitos na Fundação António Aleixo, pelas 10h00, seguindo-se a Casa da Primeira Infância, ambos em Loulé, onde estarão presentes o Secretário de Estado designado pelo Governo para a coordenação regional das medidas relativas à COVID-19, José Apolinário, o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, a Diretora Distrital da Segurança Social, Margarida Flores, e o Presidente do ABC, Nuno Marques.
A testagem a cargo do ABC insere-se no âmbito do Programa de testes de diagnóstico ao novo coronavírus em creches, promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com laboratórios de instituições científicas e académicas devidamente certificados pelo INSA - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.