A iniciativa, promovida pela autarquia, pretende honrar a memória do escritor nascido em São Bartolomeu de Messines, «cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura nacional e regional», assim como distinguir e divulgar a criação literária de autores com obra publicada em língua portuguesa.
Com periodicidade bienal, o prémio destina-se a autores com idade superior a 18 anos, nacionais ou estrangeiros, a residir em Portugal, que apresentem obra editada em livro, em língua portuguesa, e cuja primeira edição tenha ocorrido nos dois anos civis anteriores ao ano em que ocorre o concurso. Esta terceira edição, dedicada à poesia, distinguirá apenas uma obra a concurso e não admite menções honrosas, sublinha nota divulgada.
O júri é composto por José António Gomes (escritor, investigador e professor do ensino superior português), Violante Magalhães (Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de João de Deus) e Catherine Dumas (professora emérita de língua e literatura portuguesas na universidade da Sorbonne Nouvelle Paris 3).
Ao vencedor será atribuído o valor pecuniário de dez mil euros, patrocinado em 50% pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Terras do Arade.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis para consulta e download no portal do Município de Silves.