Cultura

Abertas candidaturas para apoiar iniciativas culturais não profissionais no Algarve

Foto - Freepik
Foto - Freepik  
As candidaturas para apoiar até ao final do ano iniciativas culturais locais ou regionais no Algarve, de caráter não profissional, estão abertas até 26 de abril, informou hoje a Direção Regional de Cultura (DRCalg)k.

“O PAACA [Programa de Apoio à Ação Cultural do Algarve] 2023 propõe-se contribuir para a crescente correção das assimetrias no acesso à fruição cultural das populações, ao mesmo tempo que promove a crescente qualificação e capacitação dos agentes culturais no território”, explica a DRCalg num comunicado.
 
A nota precisa que os agentes culturais podem, assim, candidatar-se a duas áreas de apoio, no quadro do PAACA, independentemente da área ou expressão cultural ou artística contemplada – criação e produção e programação e circulação –, sendo que todas as atividades têm de ter lugar em 2023, na região do Algarve.
 
Na análise das candidaturas, será considerado como critério de “valorização dos projetos apresentados”, a existência “fundamentada” de relação direta ou indireta com o contributo da cultura para os objetivos para o desenvolvimento sustentável estabelecidos na Agenda 2030.
 
Por outro lado, serão também “valorizados” outros critérios, como o combate à exclusão social e à desertificação do interior do Algarve, a partir de uma oferta cultural diversificada e participada.
 
O programa vai ainda levar em consideração o papel da cultura na sensibilização para questões como o respeito pelos direitos humanos, a igualdade e não discriminação, o combate à violência doméstica, a integração das comunidades ciganas e outras minorias, a promoção da participação dos jovens e os desafios colocados pelas migrações, entre outros.
 
Segundo a nota, “a criação de parcerias e redes de colaboração, numa lógica de produção artística e cultural em rede, com diversos atores e organismos, como autarquias, escolas, fundações e outros agentes associativos e/ou do setor privado, que podem ou não ser do setor cultural”, é outro dos critérios de valorização das candidaturas.
 
A DRCalg indica que na área da criação e produção, são elegíveis projetos de criação de espetáculos no âmbito das artes performativas, das artes visuais, plásticas ou digitais, cinema, multimédia e suportes digitais, e que podem, ou não, incluir a apresentação ao público.
 
Nesta última categoria, estão também incluídos os projetos de residências artísticas, ou períodos de criação no domínio das artes performativas e das artes visuais, plásticas ou digitais, que integrem artistas e profissionais do setor cultural algarvios ou residentes no Algarve, e que podem, ou não, incluir a apresentação ao público.
 
Quanto à área de programação e circulação, o PAACA inclui os festivais, ciclos, itinerâncias ou concursos nos vários domínios das artes performativas (dança, música, teatro, circo contemporâneo e cruzamentos disciplinares).
 
Nesta área de apoio também estão incluídos os ciclos ou mostras de cinema, multimédia ou arte digital, assim como as itinerâncias e exposições de artes plásticas ou visuais, conclui a DRCalg.
 
Lusa