O IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, faz saber em comunicado que estão abertas as inscrições para jovens voluntários/as que queiram integrar o programa “Namorar com fair play”, que se propõe desenvolver ações promotoras da prevenção da violência no namoro.
PUB
A mesma fonte indica que, esta ação de voluntariado promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, é dirigida a jovens dos 16 aos 30 anos, do 3.º ciclo do ensino básico, secundário e universitário. Visa, de forma lúdico-pedagógica, incentivar as pessoas jovens para uma cidadania ativa e participativa, contribuindo, assim, para alteração de comportamentos violentos no namoro.
O IPDJ regista ainda que, após a seleção, os/as jovens recebem formação após a qual desenvolvem, durante cerca de sete meses em escolas, associações juvenis e outras entidades, as suas ações.
Na mesma nota lê-se também que, desde há quatro anos, a ação de voluntariado jovem «Namorar com fair play» envolveu 249 voluntários/as em 583 ações desenvolvidas em mais de 251 entidades (escolas e associações) abrangendo mais de 32 500 participantes.
O IPDJ recorda os dados do Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro 2020, da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) que dão conta que 58% de jovens que namoram ou já namoraram reportam já ter sofrido pelo menos uma forma de violência e 67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência.