Sociedade

Abertas inscrições para o Grande Prémio Literário APE/Câmara Municipal de Loulé

Até 1 de março, são admitidas a concurso as obras publicadas no ano de 2018, no âmbito de mais uma edição do Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários APE/Câmara Municipal de Loulé.

PUB
 
Conforme se lê na nota de imprensa do Município, o prémio instituído pela Autarquia que patrocina esta iniciativa, e pela Associação Portuguesa de Escritores, destina-se a galardoar anualmente uma obra em português, publicada em livro e em primeira edição em Portugal, no ano anterior ao da sua entrega, nos domínios da crónica e dos dispersos literários reunidos em volume.
 
Os candidatos deverão enviar cinco exemplares do livro publicado para a sede da APE(R. de S. Domingos à Lapa, Nº 17 – 1200-832 Lisboa), destinados aos membros do júri (três) e à Biblioteca Municipal de Loulé. 
 
A entrega do Grande Prémio ao autor galardoado ocorrerá numa cerimónia pública em Loulé, integrada nas comemorações do Dia do Município, que este ano se assinala a 30 de maio.
 
Nesta edição, a organização aumentou o valor do Grande Prémio, passando agora para 12 mil euros como estímulo à participação num galardão que almeja ser, cada vez mais, uma referência no panorama nacional.
 
Já venceram este prémio José Tolentino Mendonça, com "Que coisa são as nuvens", em 2016, Rui Cardoso Martins, com "Levante-se o Réu", em 2017, e Mário Cláudio, com "A Alma Vagueante", em 2018.
 
O Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários nasceu a partir do Memorando de Entendimento celebrado em 2014 entre a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Portuguesa de Escritores, com vista a promover a difusão da Literatura nacional e a da Língua e da Literatura portuguesas, através de iniciativas realizadas no Concelho de Loulé.