Em nota publicada, a autarquia informa que a primeira área (Nave do Barão), abrange maioritariamente a freguesia de Salir, mas também uma pequena parcela da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, compreendendo cerca de 788 ha.
Já o Monumento Natural Local da Gruta de Vale Telheiro localiza-se a Noroeste da povoação de Vale Telheiro, inserindo-se na freguesia de São Sebastião, e apresenta uma área total de 78,52 ha.
A consulta presencial dos documentos inerentes ao processo de classificação da Reserva Natural Local da Nave do Barão poderá ser feita durante o horário normal de expediente na Câmara Municipal de Loulé, na Junta de Freguesia de Salir e na Associação “Os Barões” em Salir.
Quanto ao processo de classificação do Monumento Natural Local da Gruta de Vale Telheiro, a consulta poderá ser feita na Câmara Municipal de Loulé, na Junta de Freguesia de São Sebastião, e no Café Tradicional “O Pinheiro”, na Rua de Vale Telheiro em Loulé.
Durante o referido período, os interessados poderão apresentar as suas observações e sugestões diretamente no Portal Participa, ou através de correio eletrónico para o endereço [email protected], por correio postal dirigido ao presidente da Câmara Municipal de Loulé, ou ainda em documento apropriado nos locais mencionados.
Para o Município, este procedimento está alinhado com aquela que tem sido a sua estratégia, bem como com as diretrizes nacionais e internacionais no que diz respeito a matérias como a salvaguarda ambiental e a ação climática (Plano Municipal de Ação Climática de Loulé, 2021), em concordância com a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030, e com a recente aprovação da Lei do Restauro da Natureza.
Os documentos de ambas as áreas encontram-se disponíveis para consulta online na página do Município em www.cm-loule.pt, bem como no portal participa em https://participa.pt/.