Ambiente

Aberto período de discussão pública para novas zonas protegidas no concelho de Loulé

Nave do Barão (CM Loulé)
Nave do Barão (CM Loulé)  
Até 16 de setembro, vão estar em período de discussão pública as propostas de classificação e os projetos de regulamento da Reserva Natural Local da Nave do Barão e do Monumento Natural Local da Gruta de Vale Telheiro, anunciou o Câmara de Loulé.

PUB

Em nota publicada, a autarquia informa que a primeira área (Nave do Barão), abrange maioritariamente a freguesia de Salir, mas também uma pequena parcela da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, compreendendo cerca de 788 ha.

Já o Monumento Natural Local da Gruta de Vale Telheiro localiza-se a Noroeste da povoação de Vale Telheiro, inserindo-se na freguesia de São Sebastião, e apresenta uma área total de 78,52 ha.

A consulta presencial dos documentos inerentes ao processo de classificação da Reserva Natural Local da Nave do Barão poderá ser feita durante o horário normal de expediente na Câmara Municipal de Loulé, na Junta de Freguesia de Salir e na Associação “Os Barões” em Salir.

Quanto ao processo de classificação do Monumento Natural Local da Gruta de Vale Telheiro, a consulta poderá ser feita na Câmara Municipal de Loulé, na Junta de Freguesia de São Sebastião, e no Café Tradicional “O Pinheiro”, na Rua de Vale Telheiro em Loulé. 

Durante o referido período, os interessados poderão apresentar as suas observações e sugestões diretamente no Portal Participa, ou através de correio eletrónico para o endereço [email protected], por correio postal dirigido ao presidente da Câmara Municipal de Loulé, ou ainda em documento apropriado nos locais mencionados.

Para o Município, este procedimento está alinhado com aquela que tem sido a sua estratégia, bem como com as diretrizes nacionais e internacionais no que diz respeito a matérias como a salvaguarda ambiental e a ação climática (Plano Municipal de Ação Climática de Loulé, 2021), em concordância com a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030, e com a recente aprovação da Lei do Restauro da Natureza.

Os documentos de ambas as áreas encontram-se disponíveis para consulta online na página do Município em www.cm-loule.pt, bem como no portal participa em https://participa.pt/.