A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, assinalou a abertura do ano académico com uma visita à Universidade do Algarve, esta manhã entre as 10h00 e as 13h00.
No Campus de Gambelas, perante uma turma de 45 alunos, do 1º ano do mestrado em Biologia Marinha, Fernanda Rollo assumiu o papel de professora, questionando os novos alunos sobre a sua proveniência, o porquê de terem escolhido este curso e esta Academia, e como estavam a viver esta experiência. O diálogo foi mantido em Inglês, já que nesta turma existem alunos de doze países: Alemanha (2), Áustria (3), Brasil (6), Espanha (3), Estados Unidos (2), França (6), Israel (1), Itália (3), Luxemburgo (1), Polónia (1), Portugal (16) e Roménia (1), explica comunicado da Ualg.
De uma forma unânime, os alunos elegeram, entre muitas outras razões, “a excelência do ensino na área do mar”. Visivelmente impressionada, Fernanda Rollo referiu: “Penso que todos ficamos muito sensibilizados por perceber a alegria destes estudantes, que vêm de países tão diferentes, sobretudo quando dizem que escolheram a Universidade do Algarve porque querem fazer aqui os seus estudos em Biologia Marinha e este é o sítio que encontram mais adequado aos seus interesses”. A secretária de Estado realçou ainda: “o facto de muitos destes estudantes, com proveniências tão diferentes, terem escolhido esta Universidade, mostra bem o reconhecimento internacional que a UAlg tem, a sua competência e capacidade de formação nestas áreas específicas”. Atenta às dificuldades com que alguns estudantes deslocados se têm deparado, constatou ainda que “todos estão instalados, foram muito bem acolhidos e estão muito contentes”. Depois, a governante voltou a lembrar o papel preponderante do Mar, e, na sua opinião, este é um recurso inestimável que deve ser cada vez mais valorizado. “Todos foram muito expressivos na forma como referiram que não existe contexto mais apropriado do que o Algarve e a Universidade do Algarve para se realizarem estudos nesta área”.

A secretária de Estado também assistiu à apresentação dos resultados do Projeto SIAC: Algarve Is Our Campus – Study and Research in Algarve, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Algarve - CRESC Algarve 2020, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, que tem como objetivo promover e reforçar a notoriedade e atratividade da Universidade do Algarve e da Região, através da implementação de ações que visam a internacionalização e o consequente aumento do número de estudantes, docentes e investigadores internacionais.
Ainda no Campus de Gambelas, reuniu-se com o Núcleo de Estudantes Brasileiros da Associação Académica da Universidade do Algarve, que tomou posse no dia 14 de setembro, tendo como presidente Roberto Chiodelli, aluno do doutoramento em Psicologia. A representante do Governo procurou saber quais as principais dificuldades com que estes alunos se deparam quando escolhem Portugal para prosseguir os estudos.
Já no Campus da Penha, Fernanda Rollo promoveu um diálogo aberto com alunos de cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), onde realçou, uma vez mais, a “relevância destes cursos superiores, bem como a sua importância na ligação com o mundo empresarial”.
A terminar a visita, assistiu à apresentação do Projeto do Polo Tecnológico da UAlg, que se propõe criar uma unidade agregadora de um Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia, que assentará a sua atuação na área da Saúde e Bem-Estar; e um Parque de Ciência e Tecnologia, que atuará na área das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica.