Cultura

Abril em Albufeira com exposições de pintura, fotografia e arte sacra

Várias exposições de arte vão estar patentes em abril, no concelho do Albufeira, com opções que vão desde a pintura à fotografia, passando pela arte sacra.

PUB
O mês arranca com a exposição coletiva “Moldar a Cerâmica à Pintura”, um tributo ao Mestre Querubim Lapa. O artista algarvio, que deixou uma marca pessoal na cerâmica, tapeçaria e pintura pela sua particularidade artística, é homenageado por 7 artistas plásticos, numa exposição patente de 1 a 29 de abril, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros. D’ António, Nelson Martins, Clara Monteiro, Cristina Hagatong, Manuela Santos, Ester Andrés e Jacques Jacobs são os autores das peças que retratam de forma contemporânea a obra de um dos mais reconhecidos ceramistas portugueses. A galeria está aberta de segunda a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
 
No dia 5 de abril, a loja do P5, o parque de estacionamento da Avenida 25 de Abril, apresenta a exposição de arte sacra “Paixão de Cristo”, uma coleção de Maria de Jesus Bispo. Inserida no programa das comemorações da Semana Santa, a mostra, que termina no dia 22 de abril, é composta por várias peças com especial destaque para crucifixos e custódias.
 
Durante os dias 7, 8, 15 e 22, o espaço abre portas, igualmente, aos amantes da sétima arte. O ciclo de cinema, que acontece às 18h00, exibe os melhores filmes alusivos à Páscoa. Em cartaz estão “O Filho de Deus” de Mark Burnett e Roma Downey; “ A Paixão de Cristo” de Mel Gibson; “O Código de Cristo: O Túmulo Perdido” de James Cameron e “Exodus Deuses e Reis” de Ridley Scott.
 
Outro dos destaques de abril é a exposição de pintura “Olha o Mar”, de Maurecir Moraes, apresentada na Galeria Municipal João Bailote, de 14 a 29 de abril, que substitui a exposição coletiva dos alunos da Academia Maior de Albufeira, exibida até 8 de abril. Moraes, um artista de Niterói - Rio de Janeiro, no Brasil, leva até Albufeira a sua coleção de representações do mar. A galeria encontra-se aberta ao público de segunda a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
 
Em nota emitida ao Algarve Primeiro, a autarquia de Albufeira recorda ainda, que na esplanada Dr. Frutuoso da Silva continua patente a exposição fotográfica de Artur Pastor intitulada “um Algarve Diferente”, até dia 10 de junho, e que no Museu Municipal de Arqueologia está patente a exposição de fotografia “Time Lapses – No Algarve a Parar o Tempo”, de João Fazenda, até 30 de abril.