A Academia IluminArte, integrada na Associação Artística Satori, apresenta este domingo, 9 de fevereiro, pelas 17h00, no Cineteatro Louletano a sua primeira Mostra de Trabalho Formativo e Artístico desenvolvido nas áreas do Teatro, Artes Circenses e Street Art.
Com um percurso de 20 anos pela Arte, a Associação Artística Satori apresenta os primeiros resultados desta nova etapa encetada em 2019 com a abertura da Academia IluminArte na cidade de Loulé.
O acolhimento do público no exterior do Cineteatro está a cargo da 1.ª Trupe com intervenções ligadas a várias disciplinas circenses. Já no foyer são apresentados trabalhos de arte urbana concebidos pela 1.ª Crew. No palco a dimensão teatral é da responsabilidade da 1.ª Companhia, que, baseada no trabalho de corpo e voz, "pretende colher a empatia e entusiasmo do público, privilegiando-se uma utilização minimal de recursos materiais em cena", regista nota do Município.
A mesma fonte esclarece que a Associação Artística Satori nasceu em 1999 no concelho de Loulé. No ano a seguir a instituição arrenda o seu primeiro lagar de azeite situado na Ponte da Passagem, em Querença. Após a reconstrução do espaço durante 12 meses, iniciam-se os primeiros passos artísticos com música ao vivo, exposições e performances.
Em 2002 surge a Arte Circense e a Arte Urbana, e a Satori começa a expandir o seu talento. Apesar da sua localização no interior algarvio, isso não impediu que muitos artistas nacionais e internacionais se juntassem à associação, tendo havido muita criação e abertura de horizontes. De 2007 a 2012 a Associação Satori continuou a sua dinâmica e conseguiu juntar recursos para em 2012 iniciar a reconstrução de um outro lagar de azeite situado na Ponte de Salir, também na zona serrana do concelho.
Atualmente, a associação dispõe de um vasto leque de serviços e atividades, sendo constituída por 160 membros, com destaque para a organização de eventos de maior escala com a participação de um elevado número de elementos em palco. A Satori tem ainda como objetivo formar e dar oportunidade a artistas não reconhecidos, dinamizar o interior algarvio, reforçar a ação social e a intervenção do ponto de vista ambiental.
Esta Mostra tem entrada gratuita, limitada à lotação da sala, dirige-se ao público em geral e tem uma duração aproximada de 120 minutos.