João Oliveira, chef do restaurante "Vista", onde ganhou uma estrela Michelin em 2017, foi distinguido com o Prix au Chef de L'Avenir, uma distinção da Academia Internacional de Gastronomia, que reconhece todos os anos o trabalho de jovens chefs promissores.
Para comemorar a entrega, o Restaurante Vista no Bela Vista Hotel & Spa – Relais & Châteaux, na Praia da Rocha em Portimão, reuniu na passada sexta-feira os membros da Academia Portuguesa de Gastronomia.
Para os receber, o Chef preparou algumas das especialidades, entre as quais Carabineiro do Mediterrâneo, Vitela Minhota, as laranjas do Algarve e Flores da Primavera.
Em nome da Academia Internacional da Gastronomia, Bento dos Santos entregou a distinção, salientando que "a gastronomia é uma arte, e esta refeição foi de facto um momento artístico. Foi conhecendo bem o Chef João e o seu trabalho que o propusemos a este prémio. Temos aqui um grande chef para o futuro!"
O Chef galardoado agradeceu o prémio, rematando que "É um enorme orgulho receber esta honrosa distinção que é no fundo o reflexo do trabalho desenvolvido enquanto Chef do Vista Restaurante, sempre em parceria com a equipa de sala e de cozinha. Tenho também o privilégio de poder trabalhar diariamente com os melhores ingredientes portugueses, com especial ênfase aos que provêm do Mar."
João Oliveira formou-se em 2006 na Escola Profissional Infante D. Henrique, no Porto, como Técnico de Cozinha, e desde então tem passado pelas maiores referências gastronómicas de Portugal, nomeadamente no restaurante Largo do Paço, em Amarante, com uma estrela Michelin; no The Yeatman Hotel, onde foi sous-chef durante quatro anos, também com uma estrela Michelin, bem como no restaurante do Hotel Vila Joya, premiado com 2 estrelas Michelin. Foi em 2015 que João Oliveira rumou ao Vista enquanto Chef.