Na próxima sexta feira dia 11 de março, a delegação do Algarve da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal - ACAPO, assinala o seu vigésimo aniversário numa cerimónia a decorrer nas instalações da instituição em Faro pelas 17:30.
Segundo informa a instituição, na cerimónia serão apresentadas as obras de beneficiação ali realizadas e que para a sua execução contaram com o apoio dos Municípios de Faro e Albufeira.
Na ocasião, estará presente o presidente da Direção Nacional da ACAPO Rodrigo Santos, o Vereador Carlos Baía em representação do Município de Faro, a vereadora Cláudia Guedelha em representação do Município de Albufeira, bem como representantes de entidades públicas e privadas com as quais a Delegação do Algarve da ACAPO tem vindo a estabelecer parcerias ao longo das últimas duas décadas.
A delegação do Algarve da ACAPO nasceu a 9 de março de 2002 em Tavira. Em 2004, quando foi assinado o protocolo com o Centro Distrital de Segurança Social mudou as suas instalações para Faro. A inauguração das atuais instalações, decorreu a 14 de janeiro de 2005. A 19 de julho de 2006, foi inaugurada a Sala de Estimulação Sensorial. A 25 de outubro de 2013, com o apoio do Lions Club de Vilamoura e Loulé e de um gabinete de arquitetura alargou os seus serviços e inaugurou a cozinha para o treino de atividades da vida diária.
A ACAPO, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, é uma instituição de âmbito nacional, que tem como missão representar os cidadãos com deficiência visual, providenciar serviços adequados e consciencializar a sociedade, com vista à sua afirmação como cidadãos de pleno direito, autoconfiantes e com respeito próprio.
Além da componente associativa, a instituição funciona no Algarve como resposta social ao Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CAARPD), assegurando o atendimento, acompanhamento e o processo de reabilitação social de pessoas com deficiência e incapacidade, além de disponibilizar serviços de capacitação e suporte às suas famílias ou cuidadores informais.