Sociedade

ACTA leva a Loulé "Instruções para abolir o Natal"

 
A ACTA – Companhia de Teatro do Algarve, leva ao Cineteatro Louletano, a 22 de outubro, pelas 21h30, uma peça que antecipa o Natal para outubro.

Segundo adianta nota da autarquia, ainda que incida sobre um momento-chave da economia global (o crash de 2008) que muitos poderiam considerar tema mais dedicado a adultos, «a peça é considerada uma ferramenta de reflexão e de aprendizagem também para os jovens», com a ACTA, em conjunto com o Cineteatro Louletano, a apresentarem no mesmo dia à tarde uma sessão exclusiva para alunos do 3º ciclo das escolas de Loulé.
 
«Temos uma certeza: o mundo financeiro é impenetrável, incompreensível e, provavelmente, não é gerido por seres humanos. Mas, se tivéssemos a oportunidade de entrar numa destas reuniões? Se nos fosse dada a oportunidade de saber – honestamente – o que acontece dentro das portas fechadas dos gabinetes dos arranha-céus espelhados?», questiona a Companhia ACTA sedeada em Faro. 
 
Trata-se de uma peça «que nos faz pensar sobre a crise – e sobre as variadas crises que enfrentamos como humanos», refere a mesma nota. 
 
Baseada numa obra de Michael Mackenzie, “Instruções para Abolir o Natal” abre as portas de um desses gabinetes, que pode estar em qualquer lugar do mundo, e apresenta a reunião do ajuste de contas.