Economia

Aeroporto de Faro abriu base da easyjet e lançou central de painéis fotovoltaicos

 
A ANA - Aeroporto de Faro, a easyJet e o Turismo do Algarve inauguram esta terça-feira, a abertura da nova base da easyJet em Portugal.

A cerimónia que decorreu na área de check-in, contou com a presença de Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, de Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e Habitação, de Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports, concessionária da ANA e de Johan Lundgren, CEO da easyJet.
 
Segundo comunicado da ANA - Aeroportos de Portugal, a abertura da base em Faro, resulta de um esforço conjunto entre a companhia aérea, a ANA e as entidades de turismo portuguesas.
 
De acordo com a mesma fonte, em 2019, a easyJet era a segunda maior companhia a operar no Aeroporto de Faro, operando 12 rotas para Faro a partir do Reino Unido, França e Itália, tendo transportado mais de 1.6 milhões de passageiros nesse ano. A abertura da base operacional reforça a capacidade de crescimento da easyJet no aeroporto de Faro que poderá atingir mais rapidamente níveis operacionais semelhantes aos da pré-pandemia. 
 
O dia ficou igualmente marcado pelo lançamento da central de painéis fotovoltaicos no Aeroporto de Faro, que irá colmatar 30% das necessidades energéticas do aeroporto. O compromisso da ANA – VINCI Airports, terá no Aeroporto de Faro a construção da primeira central solar num aeroporto em Portugal. Os painéis fotovoltaicos terão uma capacidade de 3 MWp e irão fornecer ao Aeroporto de Faro 30% das suas necessidades energéticas, gerando uma poupança anual equivalente a mais de 1.500 toneladas de CO2. O projeto da central solar será totalmente desenvolvido e gerido pela ANA – VINCI Airports, através da subsidiária fotovoltaica Sunmind do grupo VINCI. O início da construção está previsto para breve e a central estará operacional já em 2022, sublinha a empresa.
 
A nova central solar em Faro faz parte de um plano de ação global da VINCI Airports nos seus 45 aeroportos em 12 países, com projetos semelhantes já implantados ou em desenvolvimento na República Dominicana, Brasil, Reino Unido, Sérvia, Suécia, França e agora Portugal.