Desporto

Agenda desportiva de Portimão propõe atletismo, andebol, skate, surf e até rali

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
Atletismo, andebol, kayak polo, skate, pesca submarina e desportos motorizados são algumas das modalidades em destaque durante abril no concelho de Portimão, que vai receber várias provas de âmbito nacional.

Em nota de imprensa, o Município de Portimão revela que a programação arranca com a 2ª prova de Apuramento Nacional de Optimist, marcada para o período entre 4 e 7 de abril, estando prevista a participação de oito dezenas de velejadores de todos os clubes do país nesta competição, organizada conjuntamente pelo Clube Naval de Portimão, Federação Portuguesa de Vela, Associação Regional de Vela do Sul e Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist.
 
Nos dias 6 e 7, a Praia da Rocha recebe o Campeonato Nacional Misto de Ultimate, promovido pela Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco, envolvendo perto de 150 jogadores de clubes de todo o país. 
 
Nas mesmas datas, decorrerá na Área Desportiva da Praia da Rocha o Torneio de Beach Tennis da Primavera, que tem caráter nacional e faz parte do calendário da Federação Portuguesa de Ténis.
 
A zona ribeirinha de Portimão vai ser o cenário da etapa oficial da Liga Pro Skate LPS, que decorrerá de 12 a 14 de abril e se enquadra no programa de desenvolvimento da modalidade profissional e no registo do Ciclo de Portugal para Desenvolvimento Olímpico 2021-2024. 
 
Estarão presentes os melhores skaters portugueses nas divisões masculina e feminina, contando a classificação para o ranking open nacional e respetivo apuramento do campeão da Liga Pro Skate 2024.
 
Nos dias 13 e 14, decorre a terceira edição do Arade Clássico, que concilia na Praia da Rocha o surf, a arte e a música, sob organização do Portimão Surf Clube e direção a cargo do surfista/fotógrafo/artista João Bracourt.
 
O encontro acontece na Área Desportiva da Praia da Rocha. Depois da presença de grandes nomes internacionais, como Ambre Victoire e Saxon Wilson, o evento deste ano é dedicado ao talento nacional, estando as artes plásticas representadas por intervenções no muro do molhe da Praia da Rocha, uma mostra fotográfica de João Bracourt em homenagem ao surfista portimonense ‘Zé dos Cães’, palestras, esculturas do ‘Mestre Toino’ e pinturas de Mariana Canelas.
 
A vertente musical incidirá na praça da Marina de Portimão das 16h00 até às 22h00, contando com bandas nacionais e internacionais de vários estilos, como os Palmers das Caldas da Rainha, o australiano Alby e djs emblemáticos, como Luca Guichard, Djuzen e Groundswell. 
 
Outra das atrações será a presença do ‘hand shaper’ local Tonho, que vai fazer pranchas clássicas ao vivo, assim como demonstrações de skate e exibição de carros clássicos ‘Blue Classics’. Também haverá um mercadinho, com tatuagens de André Lang, a participação do barbeiro Yuri, roupa vintage e comes e bebes. 
 
O Arade Clássico ainda está inserido no Março Jovem 2024 e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão, da Junta de Freguesia de Portimão e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
 
Também para o fim de semana de 13 e 14 foi agendado o Campeonato Nacional de Kayak Polo II, competição integrada no calendário da Federação Portuguesa de Canoagem, com organização local do Clube Naval de Portimão, enquanto no domingo, dia 14, o campo de petanca dos Montes de Alvor recebe um torneio regional, organizado pelo clube desta localidade.
 
Outro dos destaques desportivos do mês cabe ao Rali Cidade de Portimão, prova do calendário regional que terá lugar nos dias 20 e 21, por organização do Clube Automóvel do Sul e com a chancela da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
 
As datas de 20, 21, 25, 27 e 28 de abril foram escolhidas para a realização da Liga Pequenos Campeões, encontro de futebol de formação a decorrer no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande e dirigido a equipas de recreação com idades compreendidas entre os 5 aos 9 anos (sub-7, sub-8, sub-9), com organização do Mexilhoeira Grande Futebol Clube e apoio do Grupo Desportivo e Recreativo Alvorense e do Portimonense Sporting Clube.
 
Uma das provas emblemáticas deste mês em Portimão é a Corrida da Liberdade, que mais uma vez irá percorrer a zona ribeirinha da cidade no feriado do 25 de Abril, sob organização da Associação de Atletismo do Algarve e da Câmara Municipal de Portimão.
 
Esta prova de atletismo, está aberta a todos os escalões etários, podendo os atletas inscrever-se desde já em corridadaliberdadeportimao.pt
 
O dia 27 de abril vai ser marcado por três eventos desportivos, com destaque para a partida de basquetebol entre as equipas seniores do Portimonense e do Benfica, marcada para as 15h00 no Pavilhão Desportivo da Boavista e a contar para a Liga Betclic.
 
Durante todo o dia, várias equipas portuguesas e estrangeiras decidirão o Torneio de Andebol Masters M50, competição destinada a veteranos que se desenrola pelo Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão e pelo Pavilhão da Escola Manuel Teixeira Gomes
 
Ainda no dia 27 de abril, cerca de centena e meia de atletas de equipas algarvias competirá no Campeonato Regional de Canoagem de Mar Sul, organizado pelo Clube Naval de Portimão.
 
27 e 28 de abril são as datas do Campeonato Nacional de Pesca Submarina, outra prova organizada pelo Clube Naval de Portimão, que reunirá cerca de 120 atletas de várias equipas de todo o país, fazendo parte do calendário da Federação Portuguesa de Pesca Submarina.
 
Por fim, os Domingos Ativos prosseguem no dia 28 no Complexo Desportivo de Alvor e incluem atividades inseridas no programa de desporto para todos do Município de Portimão aberto à comunidade, que nesta data propõe aulas abertas de fitness e dança.