Apesar de, as previsões não apontarem níveis muito elevados de precipitação para o Sul do país, o distrito de Faro está hoje sob alerta laranja devido à agitação marítima, com uma previsão de ondas com 5 metros de altura.
Tendo por base as previsões do IPMA, a chuva, o vento e a agitação marítima vão ser as condições atmosféricas até sexta-feira.
O Instituto Português do Mar e Atmosfera avança que, para hoje e quinta-feira prevê-se também vento por vezes forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora no litoral e nas terras altas.
A sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, "espera-se alguma nebulosidade e precipitação em geral fraca e pouco frequente, mais provável nas regiões do Alto Alentejo e Ribatejo".
Ao mesmo tempo, está previsto a partir de hoje um aumento da agitação marítima, prevendo-se para a costa ocidental ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros e na quinta-feira com 4 a 4,5 metros.
De acordo com o IPMA, o tempo vai sofrer uma ligeira melhoria a partir de sexta-feira, com uma diminuição da precipitação embora no Minho e Douro Litoral possa ser moderada a forte às primeiras horas do dia, mas gradualmente ao longo da manhã vai diminuindo de intensidade de frequência.
Para o Sul, a chuva vai ser fraca, contudo, a agitação marítima colocou em alerta laranja o distrito de Faro.
No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão variar entre os 15 e os 18 graus Celsius e a máxima entre os 20 e os 24 graus.