Sociedade

Agrupamento 100 de Tavira do Corpo Nacional de Escutas angaria fundos para acampamento mundial

 
O Agrupamento 100 de Tavira do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português vai participar no próximo verão no Acampamento Mundial nos EUA.

 
Será um contingente de 21 elementos deste agrupamento, (entre 750 representantes que Portugal), que participa no maior acampamento escutista do mundo.
 
O Agrupamento encontra-se assim a realizar as suas angariações de fundos como é o caso do espetáculo da Banda Fado Tropical a realizar-se dia 2 de fevereiro na Pousada do Convento da Graça, com inicio previsto para as 21h00, numa noite de musica, fados e clássicos da musica portuguesa. 
 
Conforme refere o Agrupamento, o Fado Tropical é um projeto musical que nasceu há três anos em Tavira, tendo por base as influências de cada uma das raízes musicais dos seus elemenentos, do Fado de Coimbra e de Lisboa, às mornas, música de intervenção, sons da lusofonia entre outros ambientes.
 
O Fado Tropical é composto por Emanuela Furtado (voz), Orlando Almeida (viola e guitarra portuguesa), Domingos Ramalho (clarinete), Ricardo Gonçalves (viola baixo) e Vasco Fialho (percursão). Como convidado especial Vitor do Carmo (guitarra portuguesa).
 
O Acampamento Mundial surgiu como uma ideia do Fundador do Escutismo, Baden-Powell, após a Iª Guerra Mundial. Ele idealizou este acampamento como um encontro de amizade e perícia escutista, onde os jovens de todo o mundo poderiam conviver durante vários dias e partilhar a sua amizade pelo maior movimento de jovens do mundo. 
 
Em 2019 o 24º Jamboree realiza-se no Campo Escola de Escuteiro na Reserva NacionalFamília Bechtel, em West Virgínia, Estados Unidos da América, sendo uma organização conjunta dos escuteiros do Canadá, México e América, que contará com mais de 40 000 escuteiros de todo o mundo.