Sociedade

Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa de Faro esteve na Turquia

 
O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa de Faro, concretizou o projeto Erasmus+ "Fit For Future", de parceria entre escolas, desta vez direcionado para alunos mais jovens (até 15 anos).

 
Com este projeto, o Agrupamento explica em nota enviada à comunicação social, que pretende desenvolver competências e hábitos de saúde e a aprendizagem para alcançar a felicidade, promovendo hábitos de vida saudável, de bem-estar e de felicidade para todos.
 
O mesmo projeto pretende entre outros, alcançar a igualdade de género, promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida; incentivando a atitudes e comportamentos, modos de estar em sociedade, tendo sempre como referência os direitos humanos, nomeadamente os da igualdade, contribuindo para a formação de jovens responsáveis, autónomos, solidários, sabendo respeitar os outros desenvolvendo o seu espírito crítico. 
 
Pretende ainda valorizar, disseminar e preservar saberes e conhecimentos tradicionais como a Dieta Mediterrânica, fomentando a produção de materiais didáticos, digitais e não só, que articulam o diálogo entre conhecimento e tradição.Procura apoiar iniciativas dos jovens para promover a segurança e a soberania alimentar e nutricional e fomenta a participação dos jovens nas reuniões internacionais nas escolas parceiras, cooperando e aprendendo com jovens europeus com os mesmos objetivos, caminhando para uma Escola cada vez mais saudável.
 
Deste modo realizou-se entre 6 e 12 de janeiro, na Escola parceira Zağnospaşa Ortaokulu, em Balıkesir, na Turquia, a primeira reunião internacional deste Projeto. Aí foram aprendidas novas ferramentas Web 2.0 Teaching Tools que permitirão aos professores participantes inovar, promover novas aprendizagens e metodologias. Diversos aspetos culturais e tradições da Turquia foram também dados a conhecer.