O projeto Erasmus+ “My Story - Our Europe “, coordenado pelo Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, foi distinguido com o prémio Boas Práticas Erasmus+ Ensino Escolar 2020.
Segundo a docente Ditza Graça, o projeto partiu do conceito de Storytelling, [arte de contar, desenvolver e adaptar histórias, envolvendo emocionalmente os interlocutores], que permitiu explorar e incrementar a criatividade dos alunos e encorajar práticas de inclusão.
Foi isso que, ao longo do projeto, foi proposto aos alunos dos quatro países envolvidos – Portugal, Roménia, Turquia e Itália: que explorassem interpretativa e criativamente histórias dos seus países e de outros países da Europa, dando a conhecer personagens e situações culturalmente ricas.
Para a docente, os alunos «aderiram com muito entusiasmo ao desafio que lhes foi lançado no sentido de explorar a herança cultural europeia». Ao longo dos dois anos, leram, selecionaram e criaram apresentações de histórias utilizando diferentes metodologias, como dramatização e sombras chinesas, vídeos animados recorrendo a plasticina e desenho e ainda livros eletrónicos.
O projeto permitiu ainda a inclusão de alunos com menor acesso a contextos de aprendizagem e formação sociocultural em ambiente internacional, promovendo não só a tolerância e a cooperação, mas também a aquisição e melhoria de competências linguísticas, «constituindo uma mais-valia para todos os que nele participaram», conclui Ditza Graça, em nota enviada ao Algarve Primeiro.