Sociedade

Águas do Algarve efetuou "prova cega" aos colaboradores da CCDR que sentiram a diferença

Colaboradores da CCDR
Colaboradores da CCDR  
Teresa Fernandes, Porta-Voz da Águas do Algarve
Teresa Fernandes, Porta-Voz da Águas do Algarve  
Francisco Serra, Presidente da CCDR Algarve
Francisco Serra, Presidente da CCDR Algarve  
Colaboradores da CCDR Algarve participaram no passado dia 7 de novembro, numa ação de sensibilização efetuada pela Águas do Algarve, onde foi, entre outros, desenvolvida uma "prova cega" de águas.

 
A sessão contou com duas intervenções relacionadas com a importância da água, consumo de água de rede, a água da torneira no Algarve: características, processos, valores e resultados de análises, uso eficiente da água e a campanha “Use água com um pingo de consciência”.
 
Depois seguiu-se prova de águas, onde foram colocadas diferentes marcas de água, incluindo a água da torneira, em jarros apenas identificados com números. 
 
A Águas do Algarve adianta em nota de imprensa que os participantes foram provar cada água e anotaram o nome da marca que julgavam ser a correspondente. No fim fez-se uma análise dos resultados e concluiu-se que muitas pessoas ficaram «agradavelmente surpreendidas com o sabor da água de rede».
 
Esta prova de águas teve como objetivo mostrar a qualidade da água da torneira, numa altura em que região se encontra em seca, apelando-se em simultânea ao consumo «parcimonioso» deste bem.
 
Para que a água da rede mantenha a qualidade, a empresa afirma suportar-se no «cumprimento das melhores práticas de operação e manutenção, sustentadas pela monitorização laboratorial de parâmetros acreditados».
 
Para a monitorização da qualidade é utilizada uma rede de amostragens com cerca de 260 pontos de colheitas, num total de cerca de 96.000 determinações analíticas/ano. A Águas do Algarve consegue, assim, cumprir não só a legislação nacional aplicável, como também as orientações da Organização Mundial de Saúde, as especificações da Certificação em Segurança Alimentar, bem como as especificações da Certificação do produto água para consumo humano, refere a mesma nota.