O projeto HYMEMB, liderado pelo LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil e tendo como parceiro a Águas do Algarve, SA., foi selecionado pela Comissão Europeia como um dos dez melhores projetos do programa Life da UE, dos anos 2016 e 2017 na categoria Ambiente.
Para tal os parceiros do projeto Life HYMEMB foram convidados a participar na cerimónia em Bruxelas de entrega do prémio, no passado dia 23 de Maio, integrada na EU Green Week 2018.
De acordo com nota da Águas do Algarve, o projeto HYMEMB foi financiado pelo programa “LIFE+ Environment Policy and Governance”, cujo objetivo foi demonstrar "a viabilidade e sustentabilidade da introdução de processos de membrana avançados em estações de tratamento de água, para criar uma barreira mais segura e resiliente contra contaminantes emergentes na produção de água para consumo humano, diminuindo simultaneamente os impactes ambientais".
O projeto HyMemb abordou de uma forma inovadora a utilização de membranas cerâmicas PAC/ MF, utilizadas em muitos países europeus, mas ainda não em Portugal.
O projeto permitiu demonstrar que tecnologias PAC/MF permitem a produção de água de forma sustentável. A abordagem proposta no projeto envolveu a necessidade de se utilizar protótipos para demostrar a uma escala piloto a aplicação ideal e gama de funcionamento de uma base de membrana alternativa (PAC/MF). Deste modo, ao longo de 2016, efetuaram-se diversos testes e ensaios, no qual se obtiveram resultados promissores e reveladores, avança a mesma nota de imprensa da Águas do Algarve.
Os trabalhos desenvolvidos em 2016 consistiram essencialmente na realização de ensaios nas instalações da Águas do Algarve, SA., nomeadamente na ETA de Alcantarilha com um protótipo de PAC/MF concebido para o efeito e com um piloto de tratamento convencional.
O projeto LIFE Hymemb demonstrou que o processo híbrido PAC/MF apresenta-se como solução resiliente e sustentável para controlo de fármacos, pesticidas, cianotoxinas, vírus e protozoários na produção de água para consumo humano.
A Águas do Algarve esteve representada no certame, para receber o prémio com o LNEC, pelo Presidente Joaquim Peres e por colaboradores da Operação Água e Laboratório.