A nova reserva do Barlavento, localizada na freguesia de São Sebastião, Município de Lagos, irá aumentar a capacidade de reserva, tendo em conta os contextos de incerteza crescente e os efeitos das alterações climáticas.
Em comunicado, a Águas do Algarve fala de um investimento de 2 milhões e 391 mil euros, estimando que os trabalhos estejam concluídos durante o mês de março.
A nova infraestrutura que irá resolver as limitações do Subsistema do Barlavento, «visa colmatar o necessário aumento da capacidade de armazenamento, promove a capacidade de regularização da ETA das Fontainhas, evitando a interrupção do abastecimento nos pontos de entrega em alturas de ponta no consumo, e em períodos de manutenção programada das infraestruturas».
A nova reserva irá proporcionar um aumento muito significativo ao reservatório de Lagos, que será composto por duas células, cada uma com um volume de 5.000m3, representando um reforço total de 10.000m3, quando a sua atual capacidade de armazenamento é 1.100m3. Segundo a mesma fonte, o novo reservatório será ligado ao existente de modo a funcionarem como uma reserva única.