Economia

Águas do Algarve pretende executar central de secagem solar de lamas na ETAR de Vila Real de Santo António

 
O sistema de tratamento da Estação de Tratamento de Água Residual (ETAR) de Vila Real de Santo António (VRSA) foi concebido para receber efluentes das localidades da Fábrica, Altura, Manta Rota, Monte Gordo, Junqueira e Casto Marim. Em funcionamento desde 2009, foi possível aumentar a área anteriormente servida nos concelhos de VRSA e Castro Marim e desativar as ETAR de Manta Rota, Altura e Castro Marim.

Segundo comunicado da Águas do Algarve a instalação possui capacidade para tratar 20.965 m3/dia correspondente a uma população máxima de 58.233 habitantes. Deste modo, a empresa pretende promover a execução de uma empreitada para a construção de uma central de secagem solar de lamas na ETAR.
 
As lamas são um produto inevitável resultante do tratamento de águas residuais. Atualmente a ETAR, produz cerca de 3600 toneladas de lamas, cujo volume representa um custo anual de cerca de 121 mil euros.
 
Dadas as condições climatéricas da região do Algarve, devido ao elevado número de dias de sol, a Águas do Algarve explica que é favorável à construção de um sistema de secagem solar de lamas, permitindo obter uma redução do volume, peso e custo de transporte a destino final, sendo também uma mais-valia a nível ambiental.
 
A empreitada a concurso com um custo de 2 milhões e 200 mil euros tem um prazo de execução de 355 dias.