A AHETA diz não colocar em causa a legalidade nem a legitimidade das várias forças políticas e partidárias, mas condena campanhas cujos objectivos são "atentatórios" de interesses públicos gerais.
A AHETA, enquanto legítima representante dos empresários hoteleiros e turísticos do Algarve, manifestou hoje em comunicado a sua indignação e contestação pela "afixação de cartazes de índole política e partidária em língua alemã e tradução em português, colocados, deliberadamente, junto de resorts, campos de golfe e empreendimentos turísticos da região, tendo em vista passar uma mensagem crítica aos turistas alemães que visitam o algarve".
A AHETA diz não colocar em causa a legalidade nem a legitimidade das várias forças políticas e partidárias, sejam elas quais forem, de contestarem os governos ou outras instituições, mas condena e não aceita campanhas cujos objectivos são "atentatórios" de interesses públicos gerais.
Para a Associação dos Hoteleiros do Algarve, a colocação destes cartazes em língua alemã junto de empreendimentos turísticos "pressupõe uma crítica directa ao governo da Alemanha, facto que tem gerado uma situação generalizada de desconforto junto dos turistas oriundos daquele país, confrontados com algo que consideram totalmente inusitado".
Neste contexto, a AHETA apela ao bom senso dos dirigentes do partido político em questão, para que, "em nome do interesse nacional, mandem retirar os referidos cartazes o mais rapidamente possível".
Resposta do Bloco de Esquerda:
O Bloco de Esquerda já respondeu, afirmando em comunicado, que os cartazes encontram-se em todo o território nacional, e que "não aceita campanhas cujos objetivos são atentatórios de interesses públicos gerais".
O Bloco de Esquerda informou que irá manter os seus cartazes e que, em "democracia, não cabe a qualquer empresário ou associação de empresários aceitar ou recusar qualquer forma de propaganda política legal, como é o caso".
Ao todo o Bloco tem 10 cartazes colocados no Algarve, na sua maioria, "junto a rotundas e estradas nacionais, locais de grande visibilidade e movimentação de pessoas".