Sociedade

Albufeira abre época balnear com colocação de sinalética para daltónicos

Época Balnear em Albufeira decorre entre 15 de maio e 15 de outubro.

PUB
 
A cerimónia de abertura da Época Balnear, que em Albufeira decorre entre 15 de maio e 15 de outubro, juntou esta terça-feira, na Praia dos Pescadores, o presidente e os vereadores da Câmara Municipal de Albufeira, o presidente da Região de Turismo do Algarve e representantes de várias entidades com responsabilidades na orla marítima, nomeadamente concessionários, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, Autoridade Marítima, GNR, Bombeiros, ARS (Centro de Saúde de
Albufeira) e a empresa Ecoambiente.
 
O programa começou às 10h00 com a realização de atividades de educação ambiental e ações de sensibilização sobre saúde e segurança na praia, que contaram com a participação de alunos das escolas do 1º ciclo de Ferreiras, Vale Carro e Caliços e utentes da APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve.
 
Conforme revela nota da autarquia, seguiu-se uma simulação de afogamento/salvamento, com recurso a meios da Autoridade Marítima, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira e Bombeiros Voluntários de Albufeira, com vista a dar a conhecer a convidados e banhistas o modo de atuação e os equipamentos utilizados neste tipo de ocorrências.
 
Durante a sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira agradeceu a todas as entidades que, juntamente com o Município, trabalham em sintonia para que Albufeira continue a manter os patamares de excelência e qualidade ambiental das suas zonas balneares. José Carlos Rolo sublinhou “voltámos a ser líderes a nível nacional com 25 praias galardoadas com a bandeira azul, que iremos hastear no próximo dia 4 de junho, das quais 16 são praias acessíveis, mais uma do que no ano
passado, uma vez que este ano candidatámos também a Praia dos Alemães, onde está a ser finalizada a construção de uma rampa de acesso para pessoas com problemas de mobilidade”.
 
Todas as praias de Albufeira têm à disposição dos banhistas equipamentos que facilitam o acesso ao banho e a deslocação no areal a pessoas com mobilidade reduzida (cadeiras/andarilho e tiralô), e a partir desta terça-feira é o primeiro município do sul do País a adotar a sinalética para daltónicos, no âmbito do projeto “colorADD”,um sistema universal de cores, desenvolvido com base nas três cores primárias, representadas por símbolos gráficos, que permite reconhecer as cores das bandeiras e os
contentores de recolha seletiva de resíduos instalados nas praias, bem como outro tipo de informação em que a cor é o fator de orientação.
 
O presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, deu os parabéns ao Município por mais uma vez ser o concelho do Pais com o maior número de bandeiras azuis, à semelhança do que acontece na região, frisando que “a época balnear no Algarve deveria ser todos os dias, sempre que as condições climatéricas o permitissem”.
 
À entrada da praia dos Pescadores, estiveram em exposição diversos equipamentos utilizados pelas diferentes entidades nas operações de limpeza, socorro e segurança. 
 
Na linha da frente, os Bombeiros Voluntários de Albufeira, apresentaram o seu veículo escola (com informação acessível aos mais pequeninos), uma ambulância, uma moto de emergência, um veículo de comando e uma moto de resgate aquático, utilizada posteriormente na simulação. A mostra incluiu, ainda, a apresentação de um veículo da Polícia Marítima e os equipamentos utilizados pela Autarquia na limpeza das praias.
 
A autarquia ressalva que que a limpeza das praias é realizada durante todo o ano pelo Município, à exceção das zonas concessionadas, sendo que todo o lixo é posteriormente recolhido pelos serviços municipais. A equipa da Câmara Municipal afeta à limpeza das praias é constituída por 13 funcionários, que só durante o mês de Agosto recolhe uma média diária de 5 toneladas de resíduos.