Na passada terça-feira, representantes dos 61 apoios balneares e recreativos do concelho de Albufeira marcaram presença na reunião anual de balanço da época balnear, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Mais uma vez a reunião serviu para fazer uma análise da época balnear anterior e traçar metas e estratégias para a seguinte, que decorrerá de 15 de maio a 15 de outubro.
Segundo refere nota da Câmara Municipal, a debater a temática estiveram o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, o vereador responsável pelo Ambiente, Rogério Neto, representante da Agência Portuguesa do Ambiente - Região Hidrográfica do Algarve, Isabel Pires, da Autoridade Marítima, comandante Gonzalez dos Paços (capitão do Porto de Portimão), da GNR, alferes Carlos Fraústo (comandante do Subdestacamento Territorial da GNR de Albufeira), dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, comandante Abel Zua, e da ANSAAssociação de Nadadores Salvadores de Albufeira, Jorge Azevedo.
José Carlos Rolo afirmou que “temos um clima propício à praia, mesmo fora da época balnear, o que torna necessário haver vigilância para evitar situações de risco. Vamos avançar com um projeto-piloto para colocarmos nadadores salvadores em algumas das praias mais frequentadas no concelho, durante todo o ano”. O autarca acrescentou que “ao aumentarmos a segurança nas praias, estamos também a impulsionar o turismo durante a época baixa”.
O comandante da Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira apoia a iniciativa, concordando que “Albufeira merece ter praias vigiadas fora do período da época balnear, pelo menos as que registam maior afluência. Estamos disponíveis durante todo o ano para colaborarmos com o município”, frisou.
Além da segurança o município tem investido no melhoramento de outros aspetos relacionados com as praias, desde a limpeza às acessibilidades e requalificações. “Em 2019, recolhemos perto de 400 toneladas de lixo das praias, mais 18 toneladas que em 2018. Só em agosto, atingimos as 102 toneladas. No ano passado investimos mais de 600 mil euros e estamos agora a avançar com projetos de requalificação para diversas praias, que incluem mobiliário urbano (bancos, lavapés e duches), acessos e estacionamento”, assegurou o vereador Rogério Neto, que confirmou ainda que na praia do Peneco vão requalificar a escadaria e realizar uma empreitada para sustentar a arriba.
“As praias são o maior trunfo turístico de Albufeira e por isso devemos trabalhar em conjunto para mantermos a qualidade que nos distingue. Em 2019 voltámos a ter Bandeira Azul na totalidade das 25 praias e também na Marina, fomos distinguidos com 18 galardões “Qualidade de Ouro”, 13 insígnias “Praia Acessível”, 8 bandeiras “Praia Saudável” e 12 praias com bandeiras Color Add para banhistas com daltonismo”, orgulha-se Rogério Neto.
O capitão do Porto de Portimão, comandante Gonzalez dos Paços, informou que uma das reclamações dos utentes das praias incidiu sobre a questão do estacionamento, cuja “sinalização deverá ser mais clara”.
Sobre este aspeto José Carlos Rolo, avançou que “Estamos a traçar um conjunto de intervenções que irão abranger o estacionamento junto às praias. Iremos estudar caso a caso para que todos os acessos sejam melhorados e seja criada sinalética adequada”, garantiu o presidente da Câmara, que confirmou que a estrada da Rocha Baixinha, que liga a praia dos Tomates à ponte da Rocha Baixinha, irá ser pavimentada, mas “temos que ter em conta os atletas que utilizam aquela área para realizar os seus treinos ou a suas atividades de lazer, a pé ou de bicicleta”, frisou.
A reunião terminou com a intervenção dos responsáveis pelos concessionários, que esclareceram dúvidas e apresentaram sugestões. Os acessos às praias, a limpeza, o estacionamento e a má conduta por parte dos banhistas foram alguns dostemas em cima da mesa, que o município irá tentar resolver dentro das suas competências.