No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Juventude, que se comemorou no passado dia 12 de agosto, a Câmara Municipal de Albufeira convidou um grupo de jovens do concelho que se destacaram nas mais variadas áreas desde o Desporto, Cidadania, Artes e Cultura ou o Mundo Académico, a visitar o edifício dos Paços do Concelho.
O grupo foi recebido pelo presidente da autarquia Carlos Silva e Sousa, que se mostrou "orgulhoso por Albufeira ser um município com tantos jovens premiados a nível nacional e internacional", assim como clubes, associações e escolas.
“A juventude sempre foi uma das prioridades desta autarquia, que tem vindo a apostar na formação das camadas juvenis, quer ao nível educacional, quer desportivo. É, por isso, um motivo de orgulho constatar que esse investimento tem tido um retorno bastante positivo, com todos estes jovens a conquistarem lugares de mérito em áreas tão distintas como a matemática, o futebol, a dança, as artes marciais ou a fotografia”, frisou o autarca.
Mariana Brazão, 18 anos, foi uma das jovens homenageadas pelo seu desempenho escolar no passado ano letivo. Mariana foi a melhor aluna do 11.º ano da Escola Secundária de Albufeira, alcançando uma média de 18,9 valores na área de humanidades. “É muito bom ser reconhecida pelo trabalho, empenho
e dedicação, porque sem esforço não vamos a lado nenhum”, afirmou a aluna, confessando que “foi uma honra receber esta homenagem por parte do município”.
Para o presidente da autarquia, esta é uma data que pretende ver assinalada “puxando pelos bons exemplos, e colocando estes jovens a falarem uns com os outros e a falarem connosco”.
Carlos Silva e Sousa recordou também “somos um dos únicos seis municípios a nível nacional a registar um crescimento do número de jovens entre os 15 e os 29 anos”.
Após a visita à Camara Municipal de Albufeira, o grupo participou num almoço que serviu para debater ideias. Associativismo, Juventude, Intervenção Cívica foram temas em cima da mesa. Carlos Silva e Sousa referiu que “estamos muito apostados em desenvolver pontes de diálogo e de trabalho com os mais
jovens; queremos ouvir as suas ideias e trabalhar com eles para o bem comum”.
O Dia Internacional da Juventude terminou com uma “Sunset Boat Party” que juntou mais de 120 jovens.