Sociedade

Albufeira cria bolsa de alojamento temporário para refugiados da Ucrânia

Foto|D.R (Fabrizio Bencsh .- Reuters)
Foto|D.R (Fabrizio Bencsh .- Reuters)  
Devido às manifestações de disponibilidade para cedência temporária de alojamentos que têm chegado à autarquia, o município de Albufeira decidiu criar uma bolsa de alojamento sobre a oferta disponível, quer em termos de arrendamento, quer em termos de quem pretende ceder alojamento para apoiar as pessoas deslocadas pela guerra na Ucrânia.

 
Em comunicado, a autarquia informa que todos aqueles que possuam habitações desocupadas ou estejam disponíveis para receber, nos seus domicílios, famílias de refugiados, poderão manifestar essa disponibilidade, contactando o município, através dos seguintes meios: apoio.ucrania@cm-albufeira.pt ou 289 599 656 - CLAIM.
 
Para consulta de mais informações sobre a iniciativa do governo português “Portugal for Ukraine” ("Ukraine: Information and support available in Portugal"), destinada a apoiar os cidadãos da Ucrânia que pretendem, por razões de conflito armado e humanitárias, residir em Portugal, deverá aceder este site
 
No caso de arrendamento, a situação será operacionalizada através do programa do governo central “Porta de Entrada – Programa de Apoio ao Alojamento Urgente - Regime Excecional: Ucrânia” (consultar aqui).
 
Recorde-se que até esta terça-feira, Portugal tinha atribuído quase 37.000 proteções temporária a pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia, dos quais um terço foram a menores, segundo atualização feita pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
 
Os municípios com o maior número de proteções temporárias concedidas continuam a ser Lisboa (5.510), Cascais (2.381), Sintra (1.362), Porto (1.286) e Albufeira (1.083).