O Grupo de Trabalho com os Idosos do Município de Albufeira, é um dos projectos finalistas dos Prémios Municípios do Ano - Portugal 2018, da Universidade do Minho.
Deste modo, Albufeira é um dos três municípios algarvios selecionados para esta atribuição que visa reconhecer projectos com impacto
na sociedade.
A organização cabe à Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, e ao município de Guimarães. A 5.ª edição contou com 56 candidaturas, estando nomeados projetos de 35 municípios.
O concurso visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade.
A cerimónia de entrega está marcada para 16 de novembro, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.
Segundo avança nota de imprensa da autarquia, o Grupo de Trabalho de Idosos "tem como objetivo contribuir para a consciência coletiva dos problemas e, para o compromisso na respetiva prevenção e solução de casos socias de idosos, tendo em vista o aumento da participação das instituições; o reforço da identidade do trabalho em parceria; a potencialização do aparecimento de iniciativas locais direcionadas para a população desta faixa etária; o encaminhamento de casos sociais; a promoção de momentos de partilha e saberes entre os parceiros/entidades, assim como a eficácia das respostas sociais existentes e ainda o fomento da qualificação da intervenção social local".
O Grupo de Trabalho com os Idosos integra uma equipa constituída por técnicos que representam várias entidades.
Refira-se que o Município de Albufeira, no âmbito do Área Social direcionada para os Idosos, tem, para além do Grupo de Trabalho com os Idosos, o Serviço de Teleassistência, Cartão Sénior Municipal e Atendimento e Encaminhamento de Casos Sociais. A par desta área destaca-se igualmente o Projeto “Clube Avô” e as atividades desenvolvidas no Centro Educativo do Cerro d’Ouro.