Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Albufeira é “Município Amigo do Desporto”

Albufeira é “Município Amigo do Desporto”
Imprimir Partilhar por email
03-12-2018 - 17:37
No passado dia 29 de novembro, no âmbito do congresso da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, Albufeira foi reconhecida por esta Associação e pela Cidade Social, como “Município Amigo do Desporto”, dadas as boas práticas neste domínio, tendo recebido o respetivo galardão.
 
Dos 16 concelhos algarvios, oito obtiveram esta distinção e de todo o país foram reconhecidos 88 municípios, incluindo arquipélagos.
 
O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, mostrou-se satisfeito pelo reconhecimento do trabalho de âmbito desportivo desenvolvido por todo o concelho e refere que tem havido “uma política ativa quanto ao desporto em Albufeira. Além da comparticipação financeira ao clubes e associações, que este ano ascendeu já a mais de 300 mil euros, prestamos apoio a nível logístico e promocional, disponibilizamos transporte e combustível, bem como instalações para a realização de treinos e jogos. Acresce ao nosso Plano de Apoio ao Associativismo Desportivo, o acolhimento de diversos campeonatos internacionais de diversas modalidades, e veja-se o nosso Cross das Açoteias, que é já uma marca histórica, a Gala do Desporto e muito mais.” Note-se que a par dos eventos, Albufeira está equipada com diversos espaços, como estádios, piscinas, pistas e outros, para as diversas práticas desportivas. Dos cerca de 5000 atletas, de entre as 22 modalidades existentes em Albufeira, quase metade são federados.
 
O Programa “Município Amigo do Desporto” constitui um grupo de boas práticas de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses. 
 
Para a atribuição deste galardão contaram diversos parâmetros, como: a organização, o planeamento desportivo e a dimensão económica; as instalações e as organizações desportivas existentes; os eventos de atividade física, desportivos e de formação; os programas de atividade física e desportivos; as estratégias e práticas de promoção da sustentabilidade ecológica e da eficiência energética; as práticas de desporto solidário e a promoção da ética desportiva e dos valores; as parcerias existentes; a realidade desportiva e de prática regular de atividade física; o cumprimento da legislação e a implementação de estratégias de marketing, comunicação e inovação.
 
Segundo o responsável nacional do programa, Pedro Mortágua Soares, “este programa parte do pressuposto de que o desporto e a atividade física são fatores de desenvolvimento do território e de melhoria da qualidade de vida da sua população, devendo ser reconhecidas as boas práticas, no sentido de as partilhar, potenciando a prática regular de atividade física e o desenvolvimento desportivo português”. O programa tem o apoio institucional do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, tenso estado presente na cerimónia o presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Abertas inscrições para o II Open de Xadrez de Salir



-

Futebol Clube Ferreiras conquista Taça do Algarve



-

Sérgio Vieira é o novo treinador do Farense



-

Atletas Ana Dias e Jorge Pina encerram X edição dos Jogos de Quelfes em Faro



-

Atletas do Clube de Artes Marciais de São Brás de Alportel representam Algarve em França



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Professora de escola de Olhão vence prémio “Professor Inovador do Ano”

Professora de escola de Olhão vence prémio “Professor Inovador do Ano”

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Abertas inscrições para o II Open de Xadrez de Salir

Abertas inscrições para o II Open de Xadrez de Salir

ver mais
 
Em dia de aniversário, Museu Municipal de Loulé apresenta nº7 da Revista “Raízes”

Em dia de aniversário, Museu Municipal de Loulé apresenta nº7 da Revista “Raízes”

ver mais
 
Alunos da Escola Pinheiro e Rosa organizam caminhada solidária para ajudar Bombeiros de Faro

Alunos da Escola Pinheiro e Rosa organizam caminhada solidária para ajudar Bombeiros de Faro

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio