Economia

Albufeira e Sal reforçam laços de cooperação

José Carlos Rolo recebeu a visita de Júlio Lopes, presidente da Ilha do Sal, eleito em 2016, com o objetivo de estreitar os laços de amizade e de cooperação que unem os dois municípios há 21 anos.

PUB
 
O presidente salense, acompanhado por Altino Ferreira, Cônsul do Sal em Portugal, foi recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara e restante executivo, pelo presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, e pelo presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva, ex-autarca do Câmara de Albufeira.
 
Conforme revela nota da autarquia, durante o encontro, Júlio Lopes referiu que o Sal vive essencialmente do Turismo, “a sua grande riqueza”, um setor que Albufeira lidera e com quem o município cabo-verdiano tem muito para aprender.“A Ilha do Sal está a apostar fortemente no Turismo e queremos conhecer de perto o trabalho que é feito noutras cidades para aprendermos com quem sabe”, confessou o presidente salense, solicitando a cooperação de Albufeira em matéria de requalificação urbana (iluminação, espaços verdes, passeios), para que sejam criadas as infraestruturas necessárias ao desenvolvimento turístico.
 
Recorde-se que os Municípios de Albufeira e Sal estão geminados por Acordo de Cooperação desde 26 de setembro de 1997. No âmbito
deste acordo, foram estabelecidos diversos protocolos. O último contacto decorreu em 2016, com a visita de uma delegação da ilha caboverdiana a Albufeira e com a posterior participação de Albufeira na Conferência das Cidades Geminadas com Sal, organizada pelo município salense.
 
O Município de Albufeira adianta que tem vindo a prestar apoio ao Sal em matéria de Educação, Rede Viária, Saneamento e Cultura. Albufeira está hoje presente por toda a ilha, designando creches, salas de apoio cultural e diversas infraestruturas, fruto do empenho da autarquia no desenvolvimento das condições da qualidade de vida da população.