Foi no âmbito da Festa do Basquetebol Juvenil que foi inaugurado o projeto “3x3 Basket Art”, no Parque Desportivo de Vale Faro, em Albufeira, que integra quatro campos “3x3 BasketArt”, um projeto com uma forte componente artística e criativa, da autoria de ASUR, nome artístico do albufeirense Filipe Neves, conhecido pelos seus murais de graffiti, que podem ser apreciados em vários pontos da cidade e em diversas partes do mundo.
O projeto que resulta das obras de requalificação daquele espaço desportivo, possibilitou a criação de uma zona ao ar livre para a prática informal do basquete e do futebol. A obra, que envolveu um investimento por parte da autarquia superior a 100 mil euros, consistiu na requalificação do pavimento dos quatro campos de basquete, com uma área total de 1,420 metros quadrados e um campo de futebol 5, o que permitiu juntar no mesmo local duas modalidades desportivas para que os jovens do concelho possam praticar atividade física ao ar livre. O piso dos campos de BasquetArt e do campo de futebol 5 foram decorados com imagens alusivas a Albufeira e às respetivas modalidades desportivas, pintadas por ASUR, que marcou presença no evento.
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, afirmou que a requalificação dos campos “vem enriquecer as infraestruturas desportivas do concelho, o que contribui para consolidar a candidatura de Albufeira a Cidade Europeia do Desporto em 2026”. O edil destacou que que a reabilitação do Parque Desportivo de Vale Faro “contribui fortemente para valorizar a atividade física, o bem-estar e a saúde dos jovens, permitindo o acesso à prática informal do basquete e do futebol a todos os habitantes”.
Refira-se que Albufeira é o 18.º município português a disponibilizar a residentes e visitantes campos da rede 3x3 BasketArt, sendo o primeiro concelho algarvio a integrar o projeto.
Segundo sublinhou Cristiano Cabrita, enquanto vice-presidente do Município, com o pelouro do Desporto, os novos campos de basquetebol 3x3 e o renovado campo de futebol de 5 “são a expressão daquilo que é uma estratégia inequívoca da autarquia: o desporto é para todos e de todos os albufeirenses. São espaços abertos ao público e de livre acesso reforçando a nossa convicção na democratização da atividade desportiva”.
Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), referiu que “um dos principais objetivos da Federação é ajudar a requalificar espaços que não estão em boas condições, e transformá-los em zonas adequadas para a prática desportiva”. Entre outros objetivos destacou, igualmente, “a mais-valia que consiste em contribuir para a disponibilização de espaços para a prática desportiva ao ar livre, abertos ao público e acessíveis a todos, e para a promoção do basquetebol 3x3, que já faz parte das modalidades olímpicas”. “Trata-se de espaços desportivos onde qualquer pessoa pode praticar basquetebol de forma informal, mas onde, também, os basquetebolistas podem aproveitar para fazer treinos de melhoramento das técnicas de jogo, fora dos seus clubes”, concluiu.
O presidente da FPB deixou ainda um agradecimento ao município de Albufeira pelo seu “forte empenho na valorização do basquetebol no concelho”.
A integrar o programa da Festa do Basquetebol Juvenil, foi também entregue o “cheque solidário” do vento, num valor superior a três mil euros. Este ano, a causa reverteu a favor da Fundação António Silva Leal, sedeada em Albufeira.
O vice-presidente da Fundação, Valdemar Saleiro, recebeu das mãos do presidente da FPB e do presidente da autarquia, o cheque solidário no valor de 3.014 euros, cujo valor acumulado resultou da comparticipação de dois euros por parte de 1 507 participantes da Festa do Basquetebol Juvenil, organizada pela FPB com o apoio do Município de Albufeira.