Cerca de 1200 atletas estão concentrados em Albufeira, naquele que é considerado o maior evento desportivo juvenil organizado em Portugal.
Está a decorrer a XIII edição da Festa do Basquetebol em Albufeira, até 16 de abril. A cerimónia de boas-vindas aconteceu esta quinta-feira à tarde em frente à Câmara Municipal, onde todos os participantes desfilaram pela ruas da cidade até ao Largo Eng.º Duarte Pacheco, acompanhados pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.
No âmbito desta 13.ª edição foram convocados os representantes das várias seleções regionais dos escalões de sub-14 e sub-16 masculinos e femininos, que estarão em competição, durante cinco dias, em seis pavilhões desportivos da cidade. No total são esperados em Albufeira 1600 visitantes, entre atletas, treinadores, juízes, estatísticos, dirigentes, voluntários e organização.
O evento apresentou na cerimónia de abertura a mascote "Blitz", que representa o "espírito" da Festa do Basquetebol, com 198 jogos a realizar por estes dias.
Os apresentadores deste ano foram os basquetebolistas internacionais portugueses - Tomás Barroso, João Guerreiro e Stefan Djukic. Tomás é natural de Albufeira, João Guerreiro de Faro e Djukic, que integra a equipa sénior do Imortal, nasceu em Belgrado, mas veio viver para Faro desde muito cedo.
Os jogos, de entrada livre (limitada à lotação dos pavilhões), decorrem entre os dias 12 e 16 de abril no Pavilhão Municipal de Albufeira, Pavilhão da Escola Básica e Secundária, Pavilhão da Escola Secundária, Pavilhão Francisco Neves (Imortal BC), Pavilhão da Escola EB 2,3 Francisco Cabrita e Pavilhão de Olhos de Água.
As Finais estão marcadas para a manhã do dia 16 de abril (3.ª feira), no Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária, no Pavilhão Francisco Neves (Imortal BC) e no Pavilhão Desportivo de Albufeira, onde decorrerá também a cerimónia de encerramento e a entrega de prémios, pelas 12h00.
Pelo quarto ano consecutivo, o programa da Festa do Basquetebol inclui um momento bastante aguardado pelos atletas, os Jogos All-Star. No sábado, pelas 16h00, o Pavilhão Desportivo de Albufeira acolhe alguns dos mais conceituados jogadores nacionais da modalidade, que irão demonstrar o seu talento e conviver com os jovens participantes na festa. O Jogo All-Star masculino será transmitido em direto pela RTP2.
Pelas 18h00 será realizado o All-Star feminino.
A Festa do Basquetebol Juvenil continua a integrar uma vertente de solidariedade. No dia 15 de abril, às 11h00, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Câmara Municipal de Albufeira vão visitar as instalações de uma IPSS do concelho para entregarem a verba angariada através da ação Basket Solidário, que prevê a doação de 2 euros por parte de todos os participantes do evento. Este ano, face aos trágicos acontecimentos em Moçambique, a organização decidiu angariar uma verba extra para associar-se à causa e contribuir para ajudar quem mais precisa.
Refira-se que os 198 jogos agendados podem ser vistos em "live streaming" através do site www.fpbtv.pt.
No exterior do Pavilhão Desportivo de Albufeira estará uma Fun Zone com ecrã gigante, que irá transmitir os jogos que estão a decorrer nos vários pavilhões.
A Festa do Basquetebol é uma iniciativa da Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira e com o apoio da Associação de Basquetebol do Algarve, Imortal Basket Club e Clube de Basquete de Albufeira. O evento conta, ainda, com a colaboração de várias associações distritais de basquetebol de todo o país.
José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, felicitou a Federação Portuguesa de Basquetebol por mais esta edição em Albufeira, «diria que é a festa da juventude e do desporto mas também da família, porque acompanha os jovens, sendo Albufeira por estes dias um local de encontros e reencontros. Quanto à competição é preciso saber ganhar mas também é preciso saber perder, independentemente da competição o que interessa é a saúde no desporto é o convívio, são os valores do desporto».
Manuel Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, realçou o «apoio inestimável da Câmara Municipal de Albufeira e em especial do seu líder José Carlos Rolo».
O responsável agradeceu também o trabalho de todos para a concretização da festa, desde associações, clubes, treinadores, juízes oficiais de mesa, árbitros, adeptos e famílias dos atletas.
Pediu ainda que se mantenha «a tradição deste clima único, esta atmosfera sã e de alegria de partilha e entusiasmo», aconselhando para que os jovens «joguem com espírito de equipa e fair-play, o respeito pelo jogo pela regra pelos adversários, mas acima de tudo divirtam-se».
Também presente na cerimónia de abertura, Custódio Moreno, Diretor Regional do IPDJ, realçou que «mais do que o desporto, esta festa representa amizade, alegria e divertimento», não esquecendo o facto do evento se realizar em Albufeira pela oitava vez, felicitou a Federação Portuguesa da Basquetebol «por perceber que o Algarve não é só sol e praia ou turismo, é também desporto e formação com o Presidente da Câmara de Albufeira a ter uma grande responsabilidade nisso, dando todas as condições para que este evento seja uma verdadeira festa».
Ao Algarve Primeiro, Eduardo Cruz - Presidente da Associação de Basquetebol do Algarve, destacou o facto da Festa do Basquetebol, ser «um momento de encontro, temos condições únicas para albergar tanta gente, pavilhões disponíveis desde há 8 anos em Albufeira, com o sucesso que lhe é reconhecido a projeção que tem, quer a nível regional quer a nível nacional, recordo que num momento de crise a autarquia deu apoio e acolhimento ao evento, deu continuidade e tem mantido e nem é preciso muito dinheiro porque a maior parte do esforço vem da Federação, as infraestruturas e os apoios logísticos são da autarquia».
Eduardo Cruz, adiantou que a modalidade tem crescido no Algarve, «vamos ter este ano 4 grandes eventos, além deste haverá dois em Portimão e mais um em Quarteira com o "Street Basket". Posso dizer que a modalidade recomenda-se está viva e é hoje a segunda modalidade regional com mais atletas filiados, realço também o papel muito importante das autarquias e dos clubes que apostam na formação mas principalmente dos pais que sabem que no Basquetebol, além de uma atividade física estão acima de tudo os valores e o fair-play, de certa forma aprendem a lidar com as contrariedades».