O “Espaço Integrar”, da responsabilidade do Município e localizado no Parque Lúdico, vai continuar, neste ano, a acolher encontros de pais e cuidadores de crianças portadoras de deficiências.
Estes encontros que têm a designação “De Nós para Nós” passam agora a acontecer todas as primeiras e terceiras sextas-feiras de cada mês, dado o aumento da procura e do interesse dos munícipes.
Em nota emitida, o Município confirma que neste momento o número de pais, mães e cuidadores que frequentam os encontros é de 36, sendo que um dos objetivos destes encontros é criar uma rede de apoio entre eles.
Sendo que o concelho tem mais de 250 crianças com problemas de ordem física ou neurológica a frequentarem as escolas, existem também jovens adultos e crianças em idade pré escolar que, não estando a frequentar estabelecimentos de ensino, necessitam muitas vezes de apoio e encaminhamento, que o programa “De Nós para Nós” consegue proporcionar.
A mesma nota refere-se a encontros onde os pais e cuidadores destas crianças e jovens podem falar dos seus problemas, «das suas dúvidas e angústias, trocarem experiências e, acima de tudo, não se sentirem sós nesta árdua tarefa que é cuidar e educar uma criança portadora de deficiência».
No decorrer dos encontros, a mesma fonte salienta verificar-se uma contínua procura de cuidadores e pais migrantes, «em busca de uma vida melhor para si e para os seus filhos ou educandos». Muitas vezes estes vêm trabalhar para Albufeira com crianças a quem lhes foi diagnosticado uma perturbação ou uma deficiência, «sentindo-se desamparados duplamente, por estarem num país estrangeiro e por terem um filho com problemas».
Com estes encontros o Município de Albufeira faculta informações para dar conhecimento dos direitos que têm, quais os serviços e apoios sociais que existem à sua disposição, bem como sobre quais os procedimentos para aceder aos mesmos, através da equipa dinamizadora deste projeto.
Em 2021, o Município de Albufeira finalizou os encontros “De Nós para Nós” com a realização de uma ação de sensibilização e divulgação por parte da GNR sobre o seu Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência, na qual os pais e cuidadores puderam tirar dúvidas e obter mais esclarecimentos.