Sociedade

Albufeira entrega 11 talhões para Hortas Comunitárias

A Freguesia da Guia foi a primeira a acolher o projeto.

PUB
 
No âmbito do projeto “Terra Produtiva”, os munícipes da freguesia da Guia que se candidataram ao programa Hortas Comunitárias já iniciaram a preparação do terreno para cultivarem os mais variados produtos hortícolas e ervas aromáticas. Os presidentes da Câmara Municipal de Albufeira e da Junta de Freguesia da Guia marcaram presença na cerimónia simbólica de entrega das chaves e assinatura do acordo de utilização das hortas.
 
As 11 parcelas de terreno estão localizadas na área exterior do Lar da 3.ª Idade Nossa Senhora da Visitação. A assinatura do acordo de utilização dos talhões e a entrega da chave de acesso ao espaço realizou-se no passado dia 7 de dezembro.
 
O terreno onde foram criadas as hortas comunitárias, foi cedido à autarquia pela Fundação António Silva Leal, ao abrigo de um acordo que estabelece as condições de utilização pelos candidatos, que foram selecionados em função da ordem de inscrição e da proximidade de residência ao local de cultivo, entre outros aspetos. 
 
No regulamento, os beneficiários das hortas comunitárias têm reconhecidos vários direitos, designadamente a utilização de um talhão com 40 metros quadrados, o uso comum de recursos, espaços e materiais para a prática da atividade agrícola (abrigos de ferramentas, instalações sanitárias e pontos de água). Foi-lhes facultada formação nas área de Agricultura Biológica, Aplicação de Produtos Fitossanitários, Apicultura e Ervas Aromáticas em colaboração com a Associação In Loco.
 
É ainda intenção da autarquia alargar o projeto a todas as freguesias, perspetivando-se que a freguesia de Albufeira seja a próxima a acolher o programa “Hortas Acessíveis e Táteis”. Serão hortas com algumas caraterísticas e condições especiais, adequadas a pessoas com mobilidade reduzida ou com limitações visuais.