A prova trouxe até ao Algarve perto de uma centena de atletas, provenientes de diversos países, e foi organizada pela Confederação Internacional de Pesca Desportiva (CIPS), pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva (FPPD) e pela Associação Regional de Pesca Desportiva do Algarve (ARPDA).
A iniciativa contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP (IPDJ). Para o presidente do Município, “o balanço final é claramente positivo”. José Carlos Rolo admitiu que “apesar da instabilidade meteorológica, o acolhimento desta prova foi mais um passo no sentido de expor o que de melhor Albufeira tem para oferecer, durante todo o ano”.
A competição realizou-se em vários locais, tendo a última ronda acontecido nas praias da Falésia e da Rocha Baixinha. A formação espanhola do Santa Lucia arrecadou o primeiro lugar do pódio, com um total de 26.173 pontos. No segundo posto, com 18.568 pontos somados, ficaram os portugueses do Sport Clube Escanchinas, seguidos de outra equipa espanhola - El Perdigal, com 17.777 pontos. Em prova esteve também a formação local do GDR Olhos d' Água, que terminou no quinto lugar, com um total de 11.688 pontos.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira e vereador com o pelouro do desporto, Cristiano Cabrita, destacou o “impacto positivo que a realização destas provas tem trazido para a economia local”.
Além das várias rondas da competição, que passaram também pela Praia do Garrão e pela Praia dos Salgados, realizou-se um desfile de abertura pelas ruas da cidade, e uma gala de encerramento.