Desporto

Albufeira investe 225 mil euros no apoio a Clubes Desportivos

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira procedeu à assinatura de Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo com nove clubes e associações do concelho, que vão beneficiar 4229 atletas, dos quais 1593 são federados, praticantes de 21 modalidades.

PUB
 
Os clubes e associações contemplados foram o Guia Futebol Clube, Bellavista Desportivo Clube, Clube Desportivo Areias de São João,
Imortal Basket Clube, Atlético Clube de Albufeira, Associação Centro Karaté Shotokan Algarve – ACKSA, Clube de Artes Marciais de Albufeira
e a ARPA- Associação Recreativa de Patinagem de Albufeira. 
 
“Até ao final do ano iremos celebrar Contratos Programa com os restantes clubes e associações, que não disponibilizaram de imediato toda a documentação necessária para podermos viabilizar os Contratos”, esclareceu Carlos Silva e Sousa.
 
O total da comparticipação atinge os 215 mil euros, montante superior ao concedido em 2016, ano em que a Câmara de Albufeira investiu 170 mil euros na celebração de Contratos Programa – e que já havia registado um aumento de 20% em relação a 2015 – valor que contemplou 16 clubes e coletividades, 2.894 atletas, dos quais 1.790 são federados, e 32 modalidades desportivas.
 
De acordo com a autarquia, os valores são atribuídos em função de critérios previamente fixados pelo Município, que têm por base os indicadores como número de atletas federados, total de praticantes, número de modalidades desportivas, escalões e nível competitivo, número de treinadores e grau de formação e os resultados desportivos alcançados durante o último ano.
 
“O Município tem seguido uma política ativa de colaboração com os clubes que mobilizam praticantes residentes no concelho. Para além da comparticipação financeira, prestamos ainda apoio a nível logístico e promocional, disponibilizamos transporte e combustível, bem como instalações para a realização de treinos e jogos”, explicou o presidente da Câmara Municipal, realçando o facto de este ano ter sido criada uma verba suplementar para “assegurar as questões relacionadas com o transporte, nomeadamente o aluguer de viaturas para a deslocação das equipas, uma vez que a autarquia não tem capacidade para ceder transporte municipal a todas as coletividades”. No total, foi concedida uma comparticipação financeira no valor de 24 mil euros para este fim.