Sociedade

Albufeira: José Milhazes explica a origem da guerra e as implicações no segmento do turismo

José Milhazes - foto Wook
José Milhazes - foto Wook  
O jornalista e historiador José Milhazes, vai estar em Albufeira, no próximo dia 13 de maio, às 18h00, para explicar as razões que estão na origem da guerra na Ucrânia e as implicações no segmento do turismo em toda a Europa, particularmente no Algarve e em Albufeira.

Trata-se de uma conferência ligada à apresentação do livro da sua autoria “A mais breve História da Rússia: dos eslavos a Putin”, “uma viagem fascinante que atravessa séculos e séculos da história, cultura e civilização russas, que começa nos povos eslavos vários séculos antes de Cristo e acaba na atualidade, com Putin”, lê-se na contracapa. 
 
Nesta edição que inclui dezenas de fotografias e mapas é possível ficar a conhecer a geografia, os povos, as grandes figuras, efemérides e feitos desta nação, explica o município de Albufeira em nota enviada ao Algarve Primeiro. 
 
José Milhazes nasceu e cresceu na Póvoa de Varzim. Em 1977, foi estudar para a União Soviética, onde se licenciou em História da Rússia e se estabeleceu enquanto tradutor de obras literárias e políticas. Trabalhou como correspondente na Rússia para meios de comunicação portugueses, tendo regressado ao país natal em 2015 com conhecimento aprofundado no panorama português sobre a sociedade, a política e a história russas. É autor de vasta obra publicada, da qual se destaca “As Minhas Aventuras no País dos Sovietes” (2017) e “Os Blumthal” (2019).
 
Em 2013 foi distinguido com a Ordem do Mérito da República Portuguesa. Sobre esta recente livro, diz Milhazes que o tentou “escrever na língua mais fácil possível, mas sem perder o olhar científico e as discussões que têm lugar entre os historiadores russos a propósito de temas importantes da história deste grande país”.
 
A moderação desta apresentação e debate com o público terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e ficará a cargo do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo. A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala, e dirige-se ao público em geral.