Sociedade

Albufeira: Jovem de 16 anos sofreu paragem cardiorrespiratória em aula de surf

Segunda explica a AllRescue – Associação da Nadadores Salvadores em comunicado, uma jovem de 16 anos, de nacionalidade inglesa, teve de ser reanimada esta tarde, por volta das 13h30, depois de sofrer uma paragem cardiorrespiratória pela equipa de nadadores salvadores, na Praia da Galé Oeste, em Albufeira.

PUB
De acordo com o comunicado, a equipa de nadadores salvadores utilizou o DAE (Desfibrilhador Automático Externo) e oxigénio para reverter a situação, com o auxilio de médicos e enfermeiros que se encontravam na praia naquele momento como banhistas.
 
Foram ativados para o local, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM e os Bombeiros Voluntários de Albufeira, que estabilizaram a vítima e de seguida a transportaram com sinais vitais para o Hospital de Faro.  
 
O acidente ocorreu numa zona não vigiada, que se encontra incluída no Plano Integrado de Salvamento da Praia da Gale – Salgados, gerido pela AllRescue – Associação da Nadadores Salvadores, que tem uma moto 4×4 de assistência a banhistas, tripulada por nadadores salvadores com formação de tripulantes de ambulância, equipada com DAE, oxigénio, mala de primeiros socorros e equipamentos de salvamento aquático.  
 
A ALL Rescue adianta que a jovem ficou inconsciente durante a aula de surf, tendo sido rapidamente retirada da água pelo professor, que iniciou as manobras de (SBV) Suporte Básico de Vida, pedindo ajuda aos nadadores salvadores com moto 4×4, que se deslocou para o local.