“Nestes tempos particularmente difíceis é fundamental manter as famílias unidas em torno das tradições cristãs, incentivar a solidariedade e viver a magia própria da época”, refere o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
Segundo o autarca, “este ano, devido à pandemia, não vai ser possível realizar a Snowland, o tradicional Mercado de Natal no EMA e o Paderne Medieval, eventos muito apreciados por residentes e turistas. Tivemos que nos adaptar às atuais circunstâncias e optámos por continuar a celebrar o Natal, mas com todas as medidas de segurança preconizadas pelas autoridades de Saúde”, justifica José Carlos Rolo, apelando aos munícipes para que façam as suas compras no comércio local e usufruam do momento evitando ajuntamentos e respeitando todas medidas de segurança indicadas pela Direção-Geral de Saúde, sem esquecer o distanciamento social e o uso de máscara.
Em nota de imprensa, a autarquia destapa ‘a ponta do véu’ da programação natalícia anunciando que, nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro, pelas 21h00, o Auditório Municipal de Albufeira acolhe o Concerto de Natal “Jingle All The Way” pela Orquestra de Jazz do Algarve.
O Natal deste ano lança o desafio a Ana Laíns, a "Diva de um Fado Diferente", como foi apelidada na Grécia. Habituada a cantar em português, a a cantora aceitou o desafio de regressar ao seu passado, às cores do Jazz e do Swing, onde um dia, afinal, esteve. A entrada é gratuita (sujeita à lotação da sala) e os bilhetes serão distribuídos no Auditório, no próprio dia do concerto, entre as 20h00 e as 20h45.
No dia 19 de dezembro (próximo sábado), a partir das 10h00, vai ser transmitido, a partir do Auditório Municipal o evento “Corações de Natal”. Trata-se de uma grande gala que irá reunir diversos artistas locais, com transmissão em direto através de diversas plataformas digitais para o público em geral, mas especialmente pensado para os lares de idosos e instituições de solidariedade social.
Na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, no centro da cidade, está patente a exposição “Enfeites de Natal Reciclados”, que pode ser visitada até dia 31 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 (a Galeria encerra ao público aos sábados, domingos e feriados).
Trata-se de uma mostra de trabalhos realizados pelo público escolar e utentes dos Lares e Centros de Dia de Albufeira, com o objetivo de sensibilizar para a importância da reutilização de materiais, aplicada à criação das tradicionais decorações natalícias, com recurso à técnica dos 3R´s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
No ponto oposto da cidade, junto aos Paços do Concelho, a Galeria Municipal João Bailote apresenta a exposição de presépios “O Imaginário de Joaquim Pargana”, até dia 9 de janeiro do próximo ano.
Natural de Lagoa, mas residente na freguesia de Olhos d’Água há cerca de 40 anos, Joaquim Pargana dedica-se a esculpir as pedras que encontra no mar em originais peças decorativas. Trocou a hotelaria por uma arte única em Portugal. Peixes, golfinhos, cavalos-marinhos, tartarugas, caranguejos, sereias, deuses do mar, aves e alguns santos evidenciam o talento e o engenho deste autodidata que começou por pintar, esculpir o barro e só há cerca de 15 anos se iniciou na pedra do mar.
Até ao próximo dia 6 de janeiro fica o convite para visitar o presépio de rua da Guia, em exibição entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz. O presépio é composto por um conjunto de 33 figuras de grandes dimensões, da autoria da escultora britânica Toin Adams.
Para dar palco aos artesãos que todos os anos participam nos Mercados de Natal e em outras mostras realizadas em espaços fechados, que este ano devido à pandemia não se podem realizar, o município optou por dinamizar os Mercados Municipais dos Caliços e Areias de São João com a iniciativa “Natal no Mercado”, que está a decorrer desde o dia 4 de dezembro até dia 24, véspera de Natal, entre as 9h00 e as 13h00. Assim, ao fazer as compras habituais no mercado, quem por lá passar pode aproveitar para adquirir peças de artesanato, doçaria e decorações alusivas à época e ao mesmo tempo, assistir à animação musical preparada especialmente para estes dias.