A iniciativa é organizada pela Associação de Capoeiragem Malta do Sul, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira. O presidente do Município, José Carlos Rolo, realça a importância de “apoiar encontros que promovem o diálogo intercultural, a tolerância e a diversidade”.
São esperados em Albufeira mais de 350 praticantes de diferentes partes do mundo. Além do Brasil, vão estar representados países como Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, e Suíça, que se juntam a dezenas de praticantes de várias regiões de Portugal, e a mais de 200 atletas locais.
O vice-presidente do Município e vereador com o pelouro do desporto, Cristiano Cabrita, destaca o caráter formativo da prática desportiva, e realça a importância de “fomentar momentos de convívio entre alunos e praticantes experientes”. Para o autarca, “a promoção de um estilo de vida ativo é uma das grandes prioridades do Município, que em 2026 será Capital Europeia do Desporto”.
O evento começa na sexta-feira (2), às 18h00, próximo do Miradouro Pau da Bandeira. Do programa fazem parte vários workshops e rodas de Capoeira, bem como a tradicional cerimónia de batizado e troca de cordas. No dia seguinte (3), a programação inicia às 10h00, no Pavilhão de Olhos de Água, com destaque para atividades direcionadas para crianças. O evento termina por volta das 13h00.
Desde 2014, a Capoeira é reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A modalidade resulta da mistura de tradições africanas e brasileiras, e surgiu durante o período colonial como forma de autodefesa por parte da população escravizada.