Organizada pela Paróquia local em parceria com o Município de Albufeira, a Festa em Honra de Beato Vicente arranca com a celebração da eucaristia, às 17h00, na Igreja Matriz, seguida da procissão em honra do padroeiro da cidade, às 18h00.
Segundo regista nota do Município, Vicente Simões de Carvalho nasceu em 1590, no castelo de Albufeira. Filho do médico António Simões e de Catarina Pereira, mudou-se aos 12 anos para a capital para prosseguir os estudos. A morte da mãe marcou um ponto de viragem na sua vida e, em 1617, foi ordenado sacerdote.
Partiu como missionário para o México, onde ingressou na Ordem de Santo Agostinho, ramo dos reformados recoletos, passando a ser conhecido como Vicente de Santo António.
Motivado pelas missões no Oriente, chegou às Filipinas em 1620 e ao Japão em outubro de 1623. Durante a perseguição cristã no Japão, viveu clandestinamente, pregando e consolando fiéis.
Foi preso em 1629 e, após três anos de encarceramento e tortura, morreu queimado vivo a 3 de setembro de 1632, juntamente com os companheiros Bartolomé e Francisco de Jesus.
Vicente de Santo António é um dos “Beatos Mártires do Japão”, composto por 205 padres e leigos beatificados pelo Papa Pio IX, em 1867.
Atualmente, Beato Vicente é uma referência histórica e religiosa para Albufeira. A sua estátua em bronze, localizada no Largo Jacinto d’Ayet, é um dos pontos turísticos mais fotografados da cidade e integra a lista dos “10 Melhores Monumentos do Algarve”, segundo a TripAdvisor.