Albufeira volta a ser o destino escolhido para a realização do Campeonato do Mundo de Pesca em Barco Fundeado, após um interregno de dois anos, devido à pandemia.
Segundo informa a Câmara de Albufeira em nota divulgada, o evento acontece de 24 de setembro a 1 de outubro, ao largo da costa daquele concelho algarvio, com cerca de 200 atletas, em representação de 14 países. Portugal será representado pelas seleções nacionais de ambos os escalões.
“Albufeira tem as condições ideais para a prática de desporto náutico e os albufeirenses sabem receber como ninguém” são as palavras de Carlos Vinagre, presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva de Alto Mar (FPPDAM), parte organizadora desta que será a 57.ª edição da competição no escalão sénior e a 21.ª no escalão de juniores.
A cerimónia de abertura do evento está agendada para o dia 25 de setembro, às 16h00, em frente aos Paços do Concelho. Neste dia, as comitivas irão desfilar pelas ruas da cidade.
Os barcos saem para o mar nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro, com o início das provas marcado sempre às 08h00. Este é o tempo que os participantes do concurso têm para capturarem o maior número de exemplares ou para capturarem o maior exemplar da temporada. No final de cada um dos dias do concurso, às 17h00, há uma cerimónia de apresentação dos resultados diários, de forma a possibilitar o acompanhamento da competição ao pormenor. De salientar que todo o pescado que for capturado será ofertado pela FPPDAM a instituições de solidariedade social.
“Este é mais um evento de valorização da nossa costa, das potencialidades de Albufeira, e claro de promoção da cidade e da economia local, sem nunca descurar a parte desportiva” sublinha José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
A cerimónia oficial de encerramento do evento e entrega dos prémios vai ter lugar no dia 30 de setembro, às 19h00, no Hotel Auramar.