Sociedade

ALBUFEIRA:9ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal espera mais de dez mil visitantes

Entre 5 e 8 de maio, os vinhos nacionais vão estar em destaque no EMA - Espaço Multiusos de Albufeira, na 9ª edição da Grande Mostra de Vinhos de Portugal, organizada pela Confraria do Bacchus de Albufeira com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira.

PUB
 
O certame conta com a participação de cerca de 110 produtores oriundos das mais variadas regiões vinícolas nacionais, de Trás-os-Montes ao Algarve, e que conta atrair mais de dez mil visitantes, revelou a organização.
 
Ao longo de quatro dias, viticultores, enólogos, profissionais do setor e da restauração, assim como apreciadores - sem esquecer os turistas portugueses e estrangeiros que visitam a região e que já marcam férias especialmente para esta data - terão oportunidade de conhecer o que de melhor se produz num segmento em notória evolução.
 
Com casa cheia no que toca aos expositores, o certame tem à venda um copo de degustação pelo preço de três euros. Apesar de ser dedicada ao vinho, a mostra também divulga outros produtos regionais, como o azeite, e algumas iguarias confecionadas por grandes chefs algarvios, em diversos show cookings. Pratos que conseguem aliar o vinho ao melhor da gastronomia nacional, num tributo à dieta mediterrânica.
 
"Começámos em 2009 com 42 produtores e este ano teremos mais de 100, excedendo a lotação do Espaço Multiusos de Albufeira. É, de facto, um marco no panorama nacional vínico nacional, sendo a maior mostra de vinhos no Sul do País, procurada por milhares de apreciadores, tanto nacionais como estrangeiros", revela Carlos Oliveira, Chanceler da Confraria do Bacchus de Albufeira, que está prestes a celebrar o seu 10º aniversário (12 de abril). "Teremos cerca de mil vinhos na mostra e contamos com mais de 10 mil visitantes", acrescenta, referindo ainda que existe uma parceria com a União das Misericórdias Nacionais, pelo que algumas também estarão presentes para expor as suas produções vinícolas e de azeite. No final haverá a habitual atribuição de prémios.
 
"Este é um evento que suplanta o próprio concelho, na medida em que promove não só os vinhos regionais do Algarve como todos os vinhos do País, ao mesmo tempo que mostra aos portugueses e aos muitos estrangeiros que visitam Albufeira que Portugal é um país de grande qualidade em termos de vinhos e, também, de grande diversidade de produtores", afirma Carlos Eduardo Silva e Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, acrescentando que a 9ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal "junta o melhor de dois mundos num evento cuja afluência tem vindo a crescer de ano para ano, com cada vez mais produtores a quererem vir aqui mostrar o seu produto."
 
Já Carlos Gracias, presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, diz que "esta feira distingue-se pela heterogeneidade de produtores, que vão desde as grandes marcas a pequenas quintas, sendo isso que dá valor a este evento, que já é uma referência tanto a nível regional como nacional", revela, sublinhando que "Seja em qualidade ou em preço, os vinhos do Algarve são os mais valorizados. Por isso é que existem produtores de outras zonas do País a virem produzir no Algarve. Um desses casos é a Casa Santos Lima, que há três anos se instalou na região e já é a que produz mais a nível de volume. Atualmente é dos maiores exportadores a nível nacional", revela.
 
Algarve Primeiro