Sociedade

Albufeira:Café era usado para vender droga

 
O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Albufeira, deteve na passada terça-feira, quatro homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 37 e os 49 anos, por tráfico de estupefacientes e recetação, em Albufeira.

 
As detenções ocorreram no âmbito de uma investigação, iniciada há cerca de 11 meses, por tráfico de estupefacientes e recetação de artigos furtados. Segundo adianta comunicado da GNR, os suspeitos exploravam um café onde vendiam droga a clientes, «e que, ao mesmo tempo, serviria para "branquear" os lucros financeiros obtidos ilicitamente com a venda dos estupefacientes».
 
Este grupo dedicava-se principalmente ao tráfico de heroína e desenvolvia a sua atividade criminosa também nos concelhos de Portimão, Silves e Lagoa. Como forma de pagamento a troco da droga, para além de dinheiro, recebiam também de alguns clientes, joias e diversos outros artigos furtados.
 
No decorrer do processo de investigação, os militares da Guarda deram cumprimento a três mandados de busca domiciliária, um mandado de busca ao estabelecimento, três mandados de detenção fora de flagrante delito e três mandados de busca em  veículos, com a apreensão do seguinte material:13 703 doses de heroína; 1 211 doses de MDMA; 90 doses de cocaína; 17 mil euros em numerário; 500 gramas em ouro; um veículo; uma bicicleta; três balanças de precisão; cinco televisores e dez telemóveis.
 
Dos detidos, um foi restituído à liberdade, tendo sido constituído arguido, e os restantes quatro estão a ser presentes a primeiro Interrogatório Judicial no Tribunal Judicial da Comarca de Faro.
 
A operação contou com o reforço do NIC de Albufeira, da Unidade de Intervenção (UI), do Destacamento de Intervenção (DI) do Comando Territorial de Faro e do Destacamento Territorial de Albufeira.