Carlos Silva e Sousa aproveitou a ocasião para salientar o empenho levado a cabo por empresas, associações e demais entidades de Albufeira ao longo do ano.
No seu discurso, o autarca destacou a recuperação financeira da autarquia como um dos “grandes objetivos atingidos neste ano” e que irá permitir “ganharmos uma maior autonomia na nossa gestão, mas também dar sustentabilidade às nossas contas”.
O autarca referiu que “este caminho era necessário mas não está terminado; temos por isso a obrigação de continuar um trabalho que crie as condições para termos uma autarquia financeiramente equilibrada, e um concelho cada vez mais competitivo e solidário”.
Neste ponto, Carlos Silva e Sousa referiu que "a autarquia conseguiu este equilíbrio financeiro, reforçando ao mesmo tempo a componente de apoio social, vetores que constituíram as grandes prioridades do executivo para 2014".
O autarca deu exemplos concretos como “os protocolos diversos celebrados com as IPSS, os contratos programa assinados com clubes e associações que duplicaram o valor este ano, o apoio ao nível das bolsas de estudo e o retomar dos programas de apoio ao arrendamento e aos estratos sociais mais desfavorecidos”.
A abertura à cidadania com o Orçamento Participativo, o Conselho Municipal do Turismo e as permanentes reuniões com associações e empresários mereceu também destaque do autarca que pretende “desenvolver este contacto permanente com a sociedade civil”.
No plano económico, Carlos Silva e Sousa destacou a recuperação da atividade turística como um sinal de que a economia está a retomar o seu crescimento, o que “será um fator essencial para que haja mais emprego, mais oportunidades e mais inclusão social”. “Somos líderes em qualidade ambiental e em número de bandeiras azuis e conseguimos, este ano, dotar as praias da nossa frente urbana de Bandeira Azul”.
O autarca recordou também a programação do Fim de Ano, sublinhando o importante contributo dos empresários do concelho: “Albufeira continua a ser uma marca de referência no que respeita aos festejos da Passagem de Ano.
As parcerias que temos vindo a desenvolver permitem‐nos dar continuidade a esta grande celebração de rua que, todos os anos, atrai milhares de pessoas ao concelho”.
Este encontro contou também com a intervenção de Paulo Freitas, Presidente da Assembleia Municipal, que direcionou o seu discurso para a boa saúde financeira do município: “fechamos o ano de uma forma positiva em particular no plano financeiro o que nos orgulha a todos”, disse.
Para Paulo Freias “é fundamental fomentarmos estes momentos em que reforçamos os nossos laços, no espírito da época.”
A cerimónia, que contou com a atuação do Coro do Conservatório de Albufeira, serviu também para apresentar algumas das perspetivas futuras.
“Temos feito os possíveis para corresponder às expetativas dos munícipes do concelho de Albufeira e estou certo de que, nesse aspeto, teremos melhores condições em 2015 para dar esta resposta; a autarquia está melhor preparada e temos mais liberdade para podermos investir uma vez que vamos quadruplicar o valor disponível para investimento, o que nos permitirá atuar de maneira mais forte no concelho, em matéria de qualificação urbana”, frisou o edil de Albufeira que deixou uma palavra de “esperança para todos” e referiu que “com o contributo de todos nós, vamos certamente continuar a afirmar Albufeira como o grande concelho que é pela sua dimensão económica, mas também humana e solidária”.