“O Que Ficou por Dizer - A Censura na Cultura e nas Artes-1936-1974" é o título da exposição que o Arquivo Histórico de Albufeira, em colaboração com a SPA, vai inaugurar no próximo dia 25 deste mês, no Espaço de Extensão Cultural do Arquivo Histórico.
Segundo refere nota da autarquia, a exposição, que inclui textos, fotos e documentos, tem secções dedicadas a todas as áreas da cultura que sofreram durante décadas a ingerência da Censura. Esta exposição pretende dar a conhecer o modo com a Censura afetou não só a cultura como a vida dos portugueses num modo geral, abordando, desta forma, um período crítico da história portuguesa, (1936-1974).
"O Estado Novo, em nome dos interesses da ditadura, impôs aos portugueses um sistema caraterizado pela privação da liberdade de expressão", vinca a mesma nota do Município.
Na inauguração desta exposição vai ter lugar uma comunicação que tem como convidada uma das maiores investigadoras da área, a Professora Doutora Maria João Raminhos Duarte, Investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, cujo trabalho tem visado a ditadura e opressão que os algarvios sofreram durante a II República.
Esta exposição pode ser visitada de segunda a sexta das 9h00 às 14h00. As visitas orientadas com marcação prévia, serão de segunda a sexta das 9h30 às 16h30 e para o efeito os interessados deverão contatar pelo telefone 289 599 630 ou pelo e-mail
[email protected].