Tendo em vista a dar resposta a uma necessidade e aspiração da população, a autarquia de Albufeira anunciou no passado dia 6, a construção de um cemitério na Freguesia de Ferreiras.
Segundo a edilidade, "a localidade está em franca expansão populacional, e há muito desejava ter um lugar para sepultar e venerar os seus entes Queridos.
Durante a cerimónia de atribuição dos prémios no âmbito do Concurso Público de Conceção destinado à Elaboração dos Projetos de Arquitetura e Especialidade do futuro Cemitério de Ferreiras, o Presidente da Câmara de Albufeira felicitou a empresa vencedora, tendo referido que “agora o mais importante é avançar rapidamente para que a ideia passe do papel para o terreno e a obra possa começar”.
Refira-se que o concurso foi aberto por deliberação camarária de 1 de agosto de 2017 e oito meses depois, a 17 de abril deste ano, foi deliberado homologar os resultados e proceder à atribuição dos prémios aos concorrentes.
O futuro Cemitério de Ferreiras vai ser construído num terreno, com uma área de implantação com cerca de 21. 400 m2, escolhido por ter boas acessibilidades, tráfego automóvel pouco intenso e estar localizado na proximidade de equipamentos sociais e religiosos, nomeadamente da Igreja de São José.
O Cemitério deverá contemplar uma capela para celebrações, espaço de velório, sem qualquer alusão a signos ou símbolos religiosos, secretaria/arquivo, balneários e vestiários, sanitários públicos, armazém para maquinaria e arrumos, pontos de abastecimento de água e de preparação de flores, locais para depósito de resíduos com acesso viário pelo exterior e dois espaços comerciais, eventualmente para florista e venda de materiais pétreos e adornos fúnebres.
Na área envolvente, deverá ser criada uma zona de estacionamento exterior.
O vereador Rogério Neto, responsável pelo pelouro dos Cemitérios, referiu que “todos os projetos apresentados a concurso tinham bastante qualidade, o que deve ter dificultado imenso o trabalho do júri, no entanto a decisão já foi tomada e o melhor trabalho selecionado, pelo que estamos em condições de avançar para a celebração do contrato de prestação de serviços com a empresa vencedora para elaboração dos projetos de arquitetura e especialidades”. O preço base do fornecimento é de 68 mil euros + IVA, e o prazo de execução não deverá ultrapassar os 120 dias.