Durante dois dias, 18 e 19 de março, o Município de Albufeira assinalou as comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, que anualmente se celebra a 1 de março, com a realização da II Feira de Proteção Civil.
A iniciativa visou, igualmente, dar a conhecer a missão, meios e recursos das entidades com competência na área da Proteção Civil, possibilitando o contacto direto com a população.
A apresentação de dispositivos e equipamentos dos vários Agentes de Proteção Civil e das entidades Cooperantes voltaram a suscitar a curiosidade de centenas de jovens e crianças de várias escolas do concelho e da população em geral, assim como os seminários técnicos e de informação, que este ano se realizaram no Espaço Multiusos, mas também no auditório da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve e no edifício dos Paços do Concelho.
O evento contou também com uma forte componente privada, nomeadamente através da participação com módulo próprio de diversas empresas de venda e aluguer de produtos e serviços ligados à segurança.
Na sessão de abertura o presidente da Câmara Municipal agradeceu a presença de todas as entidades, aproveitando para recordar e enaltecer a intervenção da Proteção Civil Municipal e a "excelente conjugação de esforços e cooperação entre todas as forças e agentes de segurança no terreno aquando da intempérie do passado mês de novembro".
Carlos Silva e Sousa destacou que "a segurança hoje em dia é essencial para a escolha do destino turístico e por isso na nossa região prezamos tanto estas questões". A propósito, referiu que a autarquia Albufeira foi, recentemente, um dos 16 municípios do Algarve, que em consonância com a AMAL, decidiu recorrer à via judicial para impedir a exploração de petróleo e gás natural no Algarve por considerar que a referida exploração é contrária aos interesses da região.
“Albufeira nem sequer está abrangida na área da concessão, mas o interesse do Algarve tem que ser defendido por todos os autarcas e, quanto a isso, temos uma posição firme, que já manifestámos publicamente, e que demonstra que relativamente às questões que se prendem com a segurança e o ambiente somos completamente intransigentes", salientou o autarca.
Ana Vidigal reiterou os agradecimentos que o presidente da Câmara Municipal dirigiu a todas as entidades presentes na Feira.
A vereadora responsável pela Proteção Civil elogiou o trabalho de todos os elementos da equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil, e “de quem todos os dias trabalha de forma abnegada e com espírito de missão em prol da segurança das populações”.
Encontrando-se presentes vários jovens do Concelho, a Vereadora destacou o exemplo que deram aquando da intempérie de 1 de Novembro, como voluntários “naquele que foi um efetivo ato de cidadania” e através destes homenageou todos quantos prestaram apoio, desde os agentes de proteção civil, às entidades colaborantes e aos cidadãos. Elevando a Proteção Civil como uma responsabilidade de todos, Ana Vidigal enalteceu a colaboração dos jovens, mostrando total confiança no seu papel no futuro.
Ao longo dos dois dias do certame realizaram-se diversos seminários e sessões de informação, onde foram abordados os seguintes temas: “Incêndios Urbanos – Segurança nos Lares”, “Internet mais Segura”, “A Segurança Rodoviária e o Programa Escola Segura”, “Máquinas e Equipamentos de Trabalho”, “Espaços de Divertimento Público” e “Planeamento, Condução e Avaliação de Exercícios e Simulacros Safety-SCIE”. Para além destas sessões foi também apresentado o Plano de Emergência para o Risco Sísmico e Tsunamis do Algarve e realizada uma reunião de trabalho dos Gabinetes Técnico Florestais.