O mês de janeiro marcou o arranque do Orçamento Participativo 2016, com a aprovação do mesmo em reunião de câmara.
A recolha de propostas decorrerá em sessões públicas de participação, a realizar em todas as freguesias do concelho.
A autarquia recorda que o Orçamento Participativo de 2015 contou com uma forte adesão da comunidade (2284 votos), que elegeu como vencedor o projeto “Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira”, com 34% de votos e uma verba total de 60 mil euros.
Os resultados foram divulgados a 2 outubro de 2014, numa cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Centro de Bem-estar Animal de Albufeira vai localizar-se junto ao Estaleiro Municipal, em Vale Pedras, num terreno da autarquia. Pretende-se que as instalações beneficiem os animais do concelho, nomeadamente cães e gatos, prestando serviços de treino, profilaxia obrigatória, identificação, assistência, controle de reprodução, vigilância, entre outros.
“O Orçamento Participativo constitui um desafio muito importante, uma vez que corresponde a uma maior transparência na gestão municipal, ao mesmo tempo que aproxima os cidadãos dos decisores políticos através da sua participação ativa na tomada de decisões”, destaca o presidente Carlos Silva e Sousa, apelando à participação de todos nesta segunda edição.
Para 2016, a verba do Orçamento Participativo aumenta para 100 mil euros e terá como foco o tema da Qualidade de Vida. Contamos com a participação ativa e dinâmica de todos.