A 12ª edição do Festival T - Festival Internacional de Teatro de Albufeira arrancou no passado dia 27 de março, Dia Internacional do Teatro, no Auditório Municipal de Albufeira.
Numa organização do Município de Albufeira, a Companhia de Teatro Contemporâneo, apresentou peças para todo o tipo de público.
A edição deste ano foi antecipada, no dia 26 de março, pelo início de uma formação em "Fotografia de cena", a cargo de Micael Rijo, a qual possibilitou aos formandos terem acesso livre aos espectáculos, aos bastidores e a todo o elenco dos espectáculos.
A noite do Dia Mundial do Teatro teve a apresentação do grupo de vozes femininas WIB - Women in Black, com o tema "Poema azul", de Sophia de Mello Breyner, numa homenagem pelo 100º aniversário da escritora.
De seguida, teve lugar o espetáculo "Ah!, Minha Dinamene", que por sua vez compreende o espetáculo "CLARA".Um texto de Sérgio Brito, com encenação de Luísa Monteiro e interpretação de Inês Colaço.
"Ah! Minha Dinamene" é um projeto teatral que corre todo o país e em cada cidade, surge uma personagem desse local, com encenação e texto de encenadores e autores dessas localidades.
Conta com Graziela Azenha Dias no principal papel, numa encenação de José Maria Dias, e versa sobre as mulheres que o tempo quase apagou da História.
Na quinta feira, 28, subiu ao palco "My Wife", sobre as amizades românticas de Virginia Woolf com a escritora Vita Sackville-West, e a compositora e escritora Ethel Smith e a pesquisadora Violet Dickinson, a quem chamava "My wife".
Foi um espetáculo bilingue, que contou no seu elenco com Luísa Monteiro, Holly Duncan, Cheila Correia, Helen Fennel, Steve Nóbrega, Mike Rijo, Ana Libânio e São Lima.
Na sexta feira, 29, a UmColetivo apresentou, "Rosa dos Vestos", espetáculo-viagem, para crianças a partir dos 3 meses.
À noite, com a assinatura de Graça Corrêa, subiu ao palco "Sanhgue de Lorca", que fala da vida e obra de Federico Garcia Lorca, da guerra civil de Espanha, da sua orientação homossexual, da opressão, das mulheres e da poesia.
No sábado, as portas abriram-se com a peça "a Correr o Fado", pela companhia Jangada Teatro.
Nesse dia teve lugar uma formação em “leitura Expressiva”, a cargo de Isabel Andrade.
O Festival T despediu-se com "O Principezinho", também pela Jangada Teatro, num espectáculo para toda a família que teve lugar este domingo, 31, tendo por base a obra de Saint-Exupéry, com encenação e adaptação de Xico Alves.
No final do Festival T, o Algarve Primeiro falou com Luísa Monteiro, responsável pelo evento, que fez um balanço muito positivo desta edição.